‘Apavorados’: prefeito revela detalhes sobre ataque à escola no RS
Adolescente de 16 anos suspeito do ataque à escola no RS era "conhecido de todos" entrou sob pretexto de entregar currículo
Publicado: 08/07/2025, 13:47

O ataque a uma escola municipal chocou a cidade de Estação, no Rio Grande do Sul, na manhã desta terça-feira (08). Um aluno identificado como Vítor, de 9 anos, morreu esfaqueado no tórax pelo adolescente que invadiu a sala de aula.
“Estamos apavorados. Foi algo totalmente inesperado, ainda mais em um município pequeno, onde todos se conhecem”, afirmou o prefeito Geverson Zimmermann (PSDB).
Segundo a Brigada Militar, o suspeito seria um adolescente de 16 anos. Ele foi imobilizado por populares e apreendido após o ataque à escola no RS. Duas crianças e uma professora ficaram feridas.
O prefeito de Estação revelou que o adolescente é conhecido pela comunidade da Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, que liberou sua entrada sob pretexto de entregar um currículo.
SUSPEITO - A unidade de ensino básico atende cerca de 150 crianças. O suspeito teria ido ao banheiro antes de invadir a sala do terceiro ano do ensino fundamental, onde estavam em torno de 20 crianças entre 8 e 9 anos de idade.
“Ele é conhecido de todos. Deixaram ele entrar na escola porque disse que entregaria um currículo. Jamais imaginamos que alguém da comunidade poderia fazer algo assim. Infelizmente, tivemos o óbito do Vítor. Um menino querido”, declarou Zimmermann.
“Ele estava em acompanhamento psicológico e, até onde sabíamos, vinha respondendo bem ao tratamento. Mas agora acreditamos que ele já estava planejando isso”, considera o prefeito. “A família do adolescente também está apavorada”.
A professora, identificada como Patrícia, teria levado de duas a três facadas no ataque à escola no RS. Ela foi encaminhada ao Hospital Santa Terezinha, em Erechim. As duas crianças feridas foram atingidas na cabeça e conduzidas ao Hospital São Roque, no município de Getúlio Vargas.
AULAS SUSPENSAS - Diante do ataque à escola no RS, a Prefeitura de Estação anunciou nas redes sociais que as aulas em todas as unidades da rede municipal de ensino estão suspensas por tempo indeterminado.
“Estamos com toda a nossa equipe mobilizada, prestando apoio e assistência contínua a todas as famílias e à comunidade escolar neste período”, ressalta a nota.
O prefeito Geverson Zimmermann informou que o adolescente apreendido presta depoimento à Brigada Militar. “Eles fazem isso com quem é mais sensível: as crianças. Isso aqui virou um desespero. A Brigada Militar levou o guri, e ele está sendo ouvido na delegacia de Getúlio Vargas. Agora, precisamos cuidar de todos, acolher, tratar, fazer uma corrente de oração pelo menino que se foi e por seus familiares”, pediu o prefeito.
“É difícil até encontrar palavras. Isso ficará marcado para sempre”, desabafou. “Estamos cansados de tragédia no Rio Grande do Sul”.
Com informações: NDMais.