MP denuncia policiais que torturaram adolescente dentro de batalhão no PR
Dois dos agentes envolvidos já haviam sido condenados por tortura praticada contra outros jovens em 2017
Publicado: 16/07/2025, 14:20

O Ministério Público do Paraná (MPPR) denunciou pelo crime de tortura três policiais militares que agrediram, no dia 19 de abril de 2017, um adolescente de 16 anos de idade nas dependências da 3ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar, em Matelândia, no Oeste do Paraná.
Os fatos vieram à tona em 2024, com a divulgação de imagens das torturas praticadas na ocasião. Dois dos denunciados já foram condenados em processo anterior, também por tortura praticada contra outros jovens no mesmo ano e, por imposição das condenações, já deixaram a corporação. A recente denúncia foi oferecida nesta terça-feira (15), pela 2ª Promotoria de Justiça junto à Auditoria Militar.
Apurações sobre o caso demonstraram que os três então policiais fizeram uso de extrema violência e grave ameaça, submetendo a vítima a intenso sofrimento físico e mental, desferindo contra ele diversos golpes na sola do pé esquerdo com um bastão de madeira. Dois dos denunciados tiveram participação ativa na violência praticada, e o terceiro presenciou todos os fatos e omitiu-se, não adotando qualquer providência para interromper os castigos aplicados.
O jovem agredido havia sido conduzido na companhia de outros três indivíduos para o Batalhão após serem abordados durante patrulhamento dos então policiais na região.
Com informações do MPPR