Eduardo aposta que nova ordem de Trump pode proteger Bolsonaro
Eduardo Bolsonaro (PL) diz que condenação do pai pode se enquadrar em lei dos EUA contra detenções ilegais de norte-americanos no exterior
Publicado: 18/09/2025, 08:22

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) demonstrou esperança de que uma recente ordem executiva do governo dos Estados Unidos, assinada pelo presidente Donald Trump, possa aumentar a pressão de Washington contra a condenação de Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Nesta quarta-feira (17), o parlamentar disse que o caso do pai pode se enquadrar em uma lei de proteção a detenções “injustas” de norte-americanos no exterior.
Apesar de o ex-presidente não ter nacionalidade dos EUA, o deputado se apega a um dos trechos da ordem executiva, anunciada no início de setembro.
Trata-se de um dos artigos da seção 2 da ordem “Fortalecendo os esforços para proteger cidadãos americanos da detenção indevida no exterior (em tradução livre)”. Nele, Trump definiu que o Departamento de Estado dos EUA pode agir, mesmo nos casos em que a “detenção injusta” ocorra com cidadãos de outros países, mas que Washington tenha “interesse nacional”.
Leia a matéria completa no Portal Metrópoles.