Início da campanha eleitoral mobiliza prefeituráveis de PG | aRede
PUBLICIDADE

Início da campanha eleitoral mobiliza prefeituráveis de PG

Candidatos destacam que esperam uma campanha limpa e reforçam o compromisso com os ponta-grossenses

Eleições de 2024 para a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa prometem disputa acirrada
Eleições de 2024 para a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa prometem disputa acirrada -

Carlos Eduardo Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As campanhas eleitorais visando a Prefeitura e a Câmara de Ponta Grossa se iniciam nesta sexta-feira (16). Dessa forma, os candidatos e candidatas ao Executivo e Legislativo estarão permitidos a apresentar aos mais de 259 mil eleitores do município as ideias e propostas defendidas, além dos projetos que constam nos respectivos planos de governo. A propaganda que visa conquistar votos do eleitorado é regida pela Resolução nº. 23.610/2019, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e passou a vigorar com nova redação após a aprovação da Resolução nº. 23.732/2024. A proibição de deepfakes e o aviso obrigatório de uso de inteligência artificial nos conteúdos divulgados são as principais novidades da nova regulamentação.

Em Ponta Grossa, cinco chapas disputam a Prefeitura. Enquanto as 19 cadeiras da Câmara Municipal serão pleiteadas por 352 candidatos. Os postulantes ao Poder Executivo revelaram ao Portal aRede como estão as expectativas para o pleito.

ALIEL MACHADO - Além do PV e do PSB, a coligação partidária que apoiará Aliel Machado e Liliane Chociai ao Executivo terá outros cinco partidos, sendo o PDT, Psol, Rede, PT e PCdoB, o que totaliza sete legendas. Ao Portal aRede, Aliel destaca que a alegria em representar um projeto para uma cidade melhor para todos. "A campanha será uma oportunidade para a gente discutir o futuro da cidade e para os ponta-grossenses escolherem o mais preparado para administrar a cidade. Vamos colocar Ponta Grossa em primeiro lugar", destacou Aliel Machado.

ELIZABETH SCHMIDT - A candidata a reeleição ao Executivo ponta-grossense terá apoio de dois partidos. Além do União Brasil, agremiação que ela própria preside, o MDB, do candidato a vice, Moisés Faria, compõe a chapa majoritária, sem mais partidos coligados. Elizabeth enfatiza que a expectativa, em relação à campanha, é de que o período seja pautado pela verdade. "É a verdade que o eleitor de Ponta Grossa merece. Vamos mostrar nossas realizações em todos os segmentos e que estamos preparados para avançar ainda mais", ressaltou Elizabeth.

MABEL CANTO - O ‘Grupo dos Canto’ terá três partidos na coligação que apoiará as candidaturas de Mabel Canto e Sandra Queiroz. Além do PSDB, as outras duas agremiações são Cidadania e Progressistas. Mabel destacou que nesta sexta-feira começa uma campanha para mudar Ponta Grossa. "Ao lado da minha vice, Sandra Queiroz, o nosso compromisso é claro: faremos uma campanha limpa, baseada em propostas para a saúde como prioridade e a educação como a base de tudo. Juntos nós podemos mudar Ponta Grossa, essa cidade que todos nós amamos. Vamos construir o futuro da gente", enfatizou Mabel.

MAGNO ZANELATTO - Ao lado de Beto Okazaki, Magno Zanelatto compõe a única chapa que disputará as Eleições para a Prefeitura com uma única agremiação – o partido Novo. Magno destaca que a expectativa para a campanha eleitoral à prefeitura de Ponta Grossa é a melhor possível. "Sinto-me estimulado, contente e energizado, acreditando que podemos fazer a cidade crescer não apenas em quatro anos, mas por meio de um planejamento de 30 anos. Queremos realmente atender as pessoas e adotar uma visão diferente da política tradicional", destacou Magno.

MARCELO RANGEL - A maior coligação partidária é a que apoia a candidatura de Marcelo Rangel e Sebastião Mainardes. Além do PSD, de Rangel e do PL, de Mainardes, o grupo contra com outros sete partidos, que são: PODE, Republicanos, PRD, Democracia Cristã, PMB, Avante e Solidariedade. Ao Portal aRede, Rangel destacou o sentimento em ser candidato ao Executivo. "É uma enorme alegria colocar meu nome a disposição das pessoas da nossa cidade. Já fizemos muito juntos, promovendo um ciclo de desenvolvimento que deu destaque nacional a Ponta Grossa", disse Rangel.

Cinco grupos disputam a Prefeitura de Ponta Grossa
Cinco grupos disputam a Prefeitura de Ponta Grossa |  Foto: Arte/aRede.
  

AGENDAS Clique aqui e confira a agenda desta sexta dos candidatos à Prefeitura de PG

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - Este deve ser o primeiro pleito no Brasil diretamente impactado por novas tecnologias de inteligência artificial (IA), aquelas capazes de produzir imagens e sons sintéticos muito próximos do real. As propagandas vão até o dia 30 de setembro.

Diante da ausência de leis sobre IA no país, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu se adiantar e aprovar regras para regular a utilização desse tipo de tecnologia nas propagandas eleitorais. Pelas regras aprovadas, o uso de “conteúdo sintético multimídia” gerado por IA deve sempre vir acompanhado de um alerta sobre sua utilização, seja em qualquer modalidade de propaganda eleitoral. 

Nas peças no rádio, por exemplo, se houver sons criados por IA deve ser alertado ao ouvinte antes da propaganda ir ao ar. Imagens estáticas exigem uma marca d’água, enquanto material audiovisual deve fazer o alerta prévio e estampar a marca d’água. Em material impresso, o aviso deve constar em cada página que contenha imagens geradas por meio de IA. 

Em caso de descumprimento, qualquer propaganda pode ser tirada de circulação, seja por ordem judicial ou mesmo por iniciativa dos próprios provedores de serviços de comunicação, prevê a resolução eleitoral que trata do tema.

PROPAGANDA EM RÁDIO E TELEVISÃO - A partir do dia 30 de agosto também serão veiculadas inserções produzidas pelas candidaturas no horário eleitoral gratuito, exibido nas emissoras de rádio e de televisão. As regras sobre o horário eleitoral gratuito, restrito às emissoras de rádio e TV, e a propaganda eleitoral estão dispostas na Resolução no 23.610/2019, já com as atualizações para o pleito deste ano, descritas na Resolução nº 23.732/2024.

De segunda-feira a domingo, ou seja, nos sete dias da semana, as emissoras de rádio e de televisão devem reservar 70 minutos diários para o horário eleitoral gratuito, que terá inserções de 30 e 60 segundos, a critério do respectivo partido político, federação ou coligação, e distribuídas ao longo da programação veiculada entre das 5h às 24h.

Com informações da Agência Brasil e assessorias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE