Formiga do Inferno: fóssil da formiga mais antiga do mundo é encontrado no Brasil | aRede
PUBLICIDADE

Formiga do Inferno: fóssil da formiga mais antiga do mundo é encontrado no Brasil

Espécie pré-histórica viveu entre os dinossauros há 113 milhões de anos, segundo pesquisa

Fóssil foi escavado na formação geológica do Crato, no Ceará
Fóssil foi escavado na formação geológica do Crato, no Ceará -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Um fóssil quase esquecido, descoberto em uma coleção de museu no Brasil, revelou o mais antigo exemplar de formiga conhecido pela ciência, segundo uma nova pesquisa.

A formiga pré-histórica viveu entre os dinossauros há 113 milhões de anos — vários milênios antes das espécies encontradas anteriormente — e tinha uma forma incomum de matar suas presas.

Anderson Lepeco, pesquisador do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, disse que encontrou o espécime “extraordinário” em setembro de 2024, enquanto examinava uma coleção de fósseis armazenada no próprio museu.

O museu possui uma das maiores coleções de insetos fossilizados do mundo e abriga espécimes oriundos da Formação Crato, no nordeste do Brasil — um depósito geológico famoso por sua preservação excepcional de fósseis.

Preservado em calcário, o inseto extinto recém-descrito é o que se conhece como uma “formiga do inferno”, membro de uma subfamília chamada Haidomyrmecinae, que viveu durante o período Cretáceo, entre 66 milhões e 45 milhões de anos atrás, e não está relacionado a nenhum vivo atualmente, segundo um estudo publicado nesta semana na revista Current Biology.

Confira a matéria completa em CNN Brasil

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right