Espetáculo circense circula Paraná para público PcD
O Circo do Palhaço Picolé - Incluindo alegria tem como premissa trazer a pessoa com deficiência para a interação e protagonismo no espetáculo
Publicado: 16/05/2025, 18:20

O espetáculo circense “Circo do Palhaço Picolé - Incluindo Alegria”, idealizado pelo artista Robert Salgueiro e coordenado pela ABC Projetos, entra em circulação a partir do dia 21 de maio e passará por 15 municípios paranaenses, levando muita alegria ao público PcD, como forma de inclusão e democratização do acesso à cultura. Serão, ao todo, 30 apresentações gratuitas, iniciando-se em Mandirituba, Ortigueira e Pitanga e dando seguimento durante as quatro semanas seguintes pelas cidades previstas em agenda, que possuem todas entre 20 a 70 mil habitantes.
Com humor leve e descontraído, Robert - que possui 26 anos de dedicação ao circo e, desses, 10 ao Palhaço Picolé - traz em seu espetáculo esquetes cômicas, números de mágica e desempenhos artísticos do mundo circense, incluindo malabares e monociclo. Além de Picolé, o espetáculo ainda tem a participação de Don Sebastian (dono do circo) e da Bailarina. Com a interação com o público do início ao fim, os artistas proporcionam à plateia o protagonismo no número, onde adultos e crianças descobrem, através da ludicidade e inocência do Palhaço Picolé, um mundo cheio de magia e diversão.
A escolha do público PcD não acontece ao acaso. Robert, que há 8 anos atua como instrutor em aulas de circo às pessoas com deficiência, em parceria com Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa, alega que existe uma carência desse público em relação ao acesso à produção cultural paranaense, motivada principalmente pela dificuldade de deslocamento a espaços culturais, falta de acessibilidade, ausência de linguagem adaptável à deficiência, assim como a falta de acesso ligada à condição socioeconômica.
As apresentações, portanto, acontecem gratuitamente em entidades de atendimento às pessoas com deficiência, devidamente preparadas para recebê-las. A forma de interação varia segundo as características do público atendido, buscando linguagem e interatividade adequadas a ele. O espetáculo possui 60 minutos de duração. Além de Mandirituba, Ortigueira e Pitanga, que recebem o Circo do Palhaço Picolé em sua primeira semana de execução, Andirá, Arapoti, Assis Chateaubriand, Bandeirantes, Coronel Vivida, Dois Vizinhos, Mandaguari, Marialva, Paiçandu, Palmas, São Mateus do Sul e União da Vitória estão na agenda de passagem do projeto.
O projeto Circo Especial de Picolé é aprovado pelo PROFICE - Programa de Fomento e Incentivo à Cultura - do governo do Paraná e é viabilizado com o apoio da empresa Continental.
Oficinas de técnica circense - O projeto ainda levará 15 oficinas de técnica circense, uma por cidade, com 1 hora de duração, dirigidas igualmente ao público PcD, professores e pessoas que frequentam as instituições, com 30 vagas por turma. Os principais objetivos das oficinas são buscar a valorização do aluno e reforçar a importância de focar em suas potencialidades, e não em suas limitações, contribuindo para a melhora de sua autoestima; bem como mostrar como as vivências relacionadas ao circo podem contribuir nas atividades, relações e cotidiano das instituições.
Com informações da assessoria de imprensa.