UEPG terá cursos de Psicologia e de Arquitetura e Urbanismo
Novos cursos de graduação foram anunciados durante a divulgação dos resultados da terceira etapa do PSS
Publicado: 13/12/2024, 17:09
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) terá dois novos cursos de graduação: Arquitetura e Urbanismo e Psicologia. O anúncio foi feito pelo reitor Miguel Sanches Neto durante a divulgação dos resultados da terceira etapa do Processo Seletivo Seriado (PSS), no início da tarde desta sexta-feira (13).
De acordo com o reitor, a novidade atende a uma solicitação da própria comunidade, que já pedia a inclusão dos cursos de graduação no catálogo da instituição de ensino superior. Sanches Neto ainda destacou que a UEPG vai oferecer um vestibular especial para interessados nas novas graduações, com abertura para inscrições já na próxima semana. “É uma conquista para a universidade e a comunidade”, declarou.
ARQUITETURA E URBANISMO - O Jornalismo do Portal aRede e do Jornal da Manhã apurou que a UEPG, em 2016, 2019, 2020 e 2023, constituiu comissões de estudos visando a implantação da graduação em Arquitetura e Urbanismo. O projeto pedagógico do curso foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão em outubro de 2023.
Conforme o documento, o tempo mínimo de duração do curso será de cinco anos, com carga horária total de 3.726 horas. O projeto ainda destaca que a UEPG será a primeira universidade pública dos Campos Gerais a oferecer a graduação em Arquitetura em Urbanismo, como foco em responder às demandas por formação técnica e tecnológica do processo de desenvolvimento econômico e social da região.
A grade curricular irá incluir atividades práticas nos âmbitos das disciplinas básicas e profissionalizantes, se utilizando da estrutura física existente do curso de Engenharia Civil e outras graduações do Setor de Engenharias, Ciências Agrárias e de Tecnologia. Segundo o reitor Miguel Sanches Neto, a graduação será ofertada no período noturno.
Já no primeiro ano, os estudantes terão contato com disciplinas de formação básica e profissional, como Introdução e Teorias da Arquitetura, Topografia, Desenho técnico, Física, entre outras. Na quarta e na quinta série, os matriculados terão contatos com disciplinas de diversificação, com conteúdos complementares aos estudos obrigatórios.
A realização do estágio curricular supervisionado, com carga horária de 160 horas, está prevista para o segundo semestre do quinto ano da graduação. Além disso, o projeto pedagógico ainda prevê atividades extensionistas em disciplinas e em horas atividades em extensão.
PSICOLOGIA - A equipe do Portal aRede e do Jornal da Manhã também apurou que a UEPG criou, em abril deste ano, uma comissão para elaborar o projeto político pedagógico do curso de Psicologia, que já foi concluído e está na fase de aprovação de instâncias decisórias finais, de acordo com uma fonte da instituição. Outra fonte ainda informou que o curso será matutino, com duração de cinco anos. O grupo inclui professores de diferentes áreas, como Serviço Social, Ciências Biológicas, Saúde, Educação, entre outras.
De acordo com as atas de reuniões do CEPE, a graduação em Psicologia atenderá as demandas da população de Ponta Grossa, já que o curso é ofertado apenas em instituições privadas do município, e também região. A diretriz curricular contempla as áreas da saúde, educacional, social e organizacional.
Ainda conforme os documentos, a demanda por cursos de Psicologia apresentou um crescimento, principalmente no período pós-pandemia. Os conselheiros ainda reforçaram o potencial de atividades de extensão e de atendimento à comunidade.