Prefeitura celebra Dia do Trabalho com um ano da Panificadora Escola Tia Nastácia
Projeto transforma vidas por meio da qualificação profissional e geração de emprego e renda
Publicado: 30/04/2025, 19:18

Neste Dia do Trabalho, a Prefeitura de Ponta Grossa comemora um ano de impactos positivos de um projeto que está crescendo como massa de pão, qualificando trabalhadores e gerando empregos. É a Panificadora Escola Tia Nastácia, iniciativa que já formou mais de 100 profissionais na arte da panificação e tem como resultados alunos empregados, empreendedores e a garantia de que o pão de cada dia nunca vai faltar.
A Panificadora Escola nasceu há um ano, em uma colaboração entre o poder público e instituições comprometidas com o desenvolvimento social. Em 2023, o Rotary Club Ponta Grossa doou R$ 180 mil em equipamentos de alta qualidade, garantindo a estrutura necessária para as aulas práticas. Já o SENAC assumiu o fornecimento de ingredientes culinários e a expertise técnica dos cursos, que incluem formação em técnicas de padaria, produção de pães artesanais, salgados, tortas doces e salgadas, entre outros.
“A Panificadora Escola Tia Nastácia é um orgulho para Ponta Grossa. Nós estamos mostrando que, com parcerias e investimento em capacitação, a Prefeitura também pode atuar no incentivo à geração de empregos e fomentar o empreendedorismo. Este projeto significa renda e dignidade”, afirma a prefeita Elizabeth Schmidt.
A presidente da Fundação de Assistência Social (FASPG), Tatyana Belo, comenta sobre o caráter social do projeto. “Além de atender a comunidade em geral, são garantidas vagas para pessoas em vulnerabilidade social inscritas nos CRAS, com a garantia de passagem de ônibus para que possam frequentar até o final do curso. É uma forma de oferecer todas as condições para que a pessoa efetivamente possa mudar a sua vida para melhor”, comenta.
GALERIA DE FOTOS
Sonhos realizados
O sucesso do projeto se reflete nas trajetórias de quem passou pela Tia Nastácia. É o caso dos irmãos Fábio da Silva Reis e Camila de Fátima Reis, que abriram o Café 2 Irmãos no bairro Uvaranas. Fábio, que já tinha um pequeno café em um shopping, buscou a Escola para aprender a fazer seus próprios produtos e expandir.
“Eu aprendi a mexer com os equipamentos, fazer as receitas, tudo na Panificadora Escola. Hoje temos clientes que vêm do outro lado da cidade, indicados por outros clientes. E isso é muito bom. Temos apenas dez meses abertos e nosso café está tendo muito sucesso, estamos crescendo dia após dia”, comemora Fábio – cuja especialidade é o empadão. “Tem semanas que faço até 40 formas”, diz.
Rosimari Aparecida Galdino Maceno também é ex-aluna do curso de auxiliar de padeiro e foi contratada por Fábio. Hoje é uma confeiteira de mão cheia e seus bolos são muito requisitados. “Nossa professora nos ensinou a fazer tudo, desde o básico até as receitas. Eu agradeço muito à Prefeitura por tudo que foi feito e indico a quem atua para fazer acontecer a Tia Nastácia”, diz Rosimari.
Novas oportunidades no forno
Neste mês de maio, a Panificadora Escola abre inscrições para o curso de pizzaiolo, ampliando as opções para quem busca qualificação. “Esta é uma demanda muito grande que temos, e queremos formar profissionais para que possam aproveitar as oportunidades que devem surgir com o crescimento da nossa cidade”, destaca a coordenadora do projeto, a nutricionista Elaine Cristina Popoatzki.
Como participar
As inscrições para os cursos da Panificadora Escola Tia Nastácia são realizadas pelos 11 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), para usuários dos CRAS de Ponta Grossa, ou pelo site do SENAC, para a comunidade em geral. São asseguradas, para cada nova turma, uma vaga por CRAS, priorizando a qualificação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social, mas com vagas abertas à comunidade.
Da assessoria