Vacinação contra a dengue começa nesta quarta em Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

Vacinação contra a dengue começa nesta quarta em Ponta Grossa

Além do Centro Vacina PG mais cinco Unidades de Saúde recebem meninos e meninas com idade entre 10 e 14 anos

A vacina contra a dengue precisa ser aplicada em duas doses
A vacina contra a dengue precisa ser aplicada em duas doses -

Publicado Por Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), iniciou a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos nesta quarta-feira (21). O público-alvo, definido por diretrizes do Ministério da Saúde, pode se imunizar em cinco Unidades de Saúde diferentes da cidade ou no Centro Vacina PG, localizado na região central.

“É a primeira vez que Ponta Grossa recebe a vacina da dengue e, por isso, buscamos uma estratégia para descentralizar o máximo possível a aplicação dos imunizantes, respeitando as normas do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado. Desde já, convidamos os pais a encaminharem seus filhos para usufruir deste direito e se proteger da doença”, ressalta Stela Godoy, diretora do Departamento de Imunização da FMS.

Para a proteção completa, a vacina contra a dengue precisa ser aplicada em duas doses, com um intervalo de, no mínimo, 90 dias entre a primeira e a segunda dose. Em Ponta Grossa, a vacinação está sendo realizada nas Unidades: Antônio Saliba (Cará-Cará), Egon Roskamp (Contorno), Cyro de Lima (Oficinas), Luís Conrado Mansani (Uvaranas) e Rômulo Pazinato (Nova Rússia) – as três últimas com atendimento em horário estendido, até às 21 horas. Para se imunizar, as crianças e jovens precisam estar acompanhados dos responsáveis e portar a carteirinha de imunização, acompanhada de um documento com foto.

Não há contraindicações para a vacinação, porém há algumas regras especiais para situações pontuais: jovens que tenham contraído a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, por exemplo, precisam aguardar seis meses após a infecção para se vacinarem.

DEMAIS VACINAS - Além da dengue, as campanhas nacionais de vacinação contra a gripe e o HPV continuam atendendo a população de Ponta Grossa: no caso da gripe, a imunização já está liberada para toda a população acima de 6 meses, enquanto a vacina contra o papilomavírus humano é disponibilizada ao público-alvo de 9 a 19 anos. Nos dois casos, a dose pode ser aplicada em qualquer uma das 25 salas de vacinação disponíveis em Ponta Grossa, além das ações itinerantes do ‘Ônibus da Vacina’.

Das assessorias

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right