Programa conecta indústria e tecnologia para gerar produtividade e inovação em PG
Expectativa do IndusTech, que tem participação gratuita, é criar um ambiente fértil para negócios, parcerias e desenvolvimento conjunto
Publicado: 02/07/2025, 17:31

Com o objetivo de aproximar o setor industrial do ecossistema tecnológico, o Sebrae/PR lança o programa IndusTech, uma iniciativa estratégica voltada a enfrentar os desafios reais da indústria por meio da aplicação prática de tecnologias emergentes, como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), automação avançada e sensoriamento.
Voltado especialmente para empresas de tecnologia da região de Ponta Grossa, o programa busca impulsionar a produtividade, a competitividade e a sustentabilidade das indústrias locais, ao mesmo tempo em que fomenta a inovação e o crescimento das empresas de base tecnológica.
O projeto será apresentado em um ciclo de três encontros, realizados na Regional do Sebrae/PR em Ponta Grossa., com início na próxima quarta-feira (09), às 19h. O primeiro talk, com inscrição gratuita, traz o tema “Desafios Reais da Indústria e Como a Tecnologia Pode Responder”, com abertura de Rodrigo Padilha, vice-presidente de Negócios e Integração com o Consumidor da Electrolux. O foco será identificar as principais dores enfrentadas pelas indústrias e discutir como soluções tecnológicas podem responder a essas demandas de forma prática e eficiente.
Na segunda rodada de debates, marcada para o dia 30 de julho, o tema será “Indústria 4.0 na Prática: IoT, IA e Automação para Ganhos de Produtividade”, com exemplos reais da aplicação dessas tecnologias em ambientes industriais. Já o terceiro encontro, no dia 10 de setembro, abordará “Inovação Aberta: Como Conectar Startups e Soluções Locais às Grandes Indústrias”, com foco em gerar parcerias estratégicas entre grandes players industriais e startups da região.
Segundo a consultora do Sebrae/PR, Joslaine Schmidt, a iniciativa representa o começo de um importante movimento de integração entre o setor de tecnologia e a indústria. “O IndusTech surge com a proposta de criar conexões e gerar insights junto às empresas de tecnologia, fortalecendo esse segmento e promovendo parcerias. É uma estratégia que busca impulsionar a inovação e a sustentabilidade para todos os elos da cadeia produtiva”, ressalta Joslaine.
O programa também visa fortalecer o ecossistema local de inovação e consolidar Ponta Grossa como um polo de desenvolvimento industrial e tecnológico. Empresas interessadas em participar do programa podem se inscrever gratuitamente nas datas dos encontros.
Com informações de Assessoria de Imprensa.