Aliel Machado representa o Brasil no XIII Fórum de Lisboa | aRede
PUBLICIDADE

Aliel Machado representa o Brasil no XIII Fórum de Lisboa

Deputado é um dos representantes do país no evento realizado em Portugal nesta semana, que reúne lideranças de diversos países para debater os grandes desafios globais contemporâneos

Aliel foi até Portugal para participar do XIII Fórum de Lisboa
Aliel foi até Portugal para participar do XIII Fórum de Lisboa -

Publicado por Lucas Ribeiro

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O deputado federal Aliel Machado (PV-PR) participa nesta semana do XIII Fórum de Lisboa como palestrante do painel “Economia verde, mudanças climáticas e transição energética”. O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), pela Universidade de Lisboa e pela FGV.

Com o tema geral “O Mundo em Transformação – Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente”, o evento reúne lideranças políticas e acadêmicas, membros da sociedade civil e especialistas de diversos países para debater os grandes desafios globais contemporâneos.

Durante sua fala, Aliel destacou o protagonismo brasileiro na construção de políticas ambientais e defendeu a urgência da implementação de ações concretas diante da crise climática. “A natureza não espera. Precisamos compreender que não somos donos dela, mas parte dela”, afirmou o deputado.

MERCADO DE CARBONO COMO OPORTUNIDADE - Relator da proposta que regulamenta o Mercado de Carbono no Brasil, Aliel ressaltou o esforço de articulação que permitiu a aprovação de um texto com apoio de diferentes setores. “Conseguimos unir agro, ambientalistas e comunidades indígenas. Mostramos que é possível conciliar desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental”, pontuou.

Aliel ainda reforçou que o mercado de carbono representa uma oportunidade real de geração de renda e valorização de produtores rurais e comunidades tradicionais. “O reflorestamento, o combate a incêndios e a preservação podem ser transformados em ganhos econômicos e sociais. Estudos indicam que o impacto do mercado de carbono pode representar de 4% a 5% do PIB brasileiro nos próximos anos”, destacou.

TRANSFORMAÇÃO ECOLÓGICA - O deputado também destacou a criação do Comitê Interinstitucional do Pacto pela Transformação Ecológica, iniciativa que reúne os três poderes da República para acelerar a execução de medidas sustentáveis, do qual foi nomeado membro. “Essa articulação entre Legislativo, Executivo e Judiciário é fundamental para superar entraves burocráticos e garantir a efetividade das políticas públicas”, frisou.

Em sua fala, Aliel enfatizou o papel estratégico do país no cenário internacional, especialmente por sua matriz energética limpa e pelo potencial no mercado de carbono. “Temos muitas alternativas, seja na utilização de combustíveis limpos ou nas condições naturais que nos colocam em posição de liderança. O mundo espera um protagonismo cada vez maior do Brasil”, afirmou.

RELEVÂNCIA DO DEBATE - O parlamentar ainda alertou para os impactos sociais e econômicos das mudanças climáticas, que afetam principalmente as populações mais vulneráveis. “De 2014 para cá, mais de 3 mil municípios brasileiros registraram eventos extremos — um número que era dez vezes menor há 30 anos. A agenda ambiental precisa ser prioridade, acima das disputas políticas, e deve ser feita também com ampla participação da sociedade”, defendeu.

O painel contou ainda com as participações de Heloisa Oliveira, Marcelo Siqueira, Kennedy Alencar e Fernando Mosna, sob moderação de Ketlin Scartezini.

DETALHES DO FÓRUM - O Fórum de Lisboa, em sua 13ª edição, acontece de 2 a 4 de julho, na Universidade de Lisboa. Organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pela FGV Justiça, o evento promove mais de 50 painéis, com temas como inteligência artificial, economia verde, transição energética, justiça e direitos fundamentais. Com cerca de 3 mil participantes de vários países, o encontro é referência internacional no debate sobre o futuro do Estado e da democracia.

Com informações: Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right