Iniciativa da Acipg busca desenvolvimento sustentável da região
Grupo busca fortalecer a competitividade das empresas locais, gerar emprego e renda e contribuir para o avanço econômico e social
Publicado: 04/07/2025, 04:30

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg) anuncia a criação do Arranjo Produtivo Local (APL) Sócio Ambiental, uma iniciativa estratégica que reúne empresas, instituições e entidades do setor socioambiental para impulsionar a competitividade, a inovação e o desenvolvimento sustentável da região.
O APL é uma aglomeração de empresas e organizações localizadas em um mesmo território, que atuam de forma cooperativa para superar desafios comuns e aproveitar oportunidades. Com foco em soluções socioambientais, o APL de Ponta Grossa tem como missão "promover o fortalecimento do setor, favorecendo parcerias e conexões especializadas com foco na inovação e responsabilidade, para obter soluções sustentáveis e qualidade de vida para a população".
O grupo busca fortalecer a competitividade das empresas locais, gerar emprego e renda, e contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região. Entre os principais benefícios para os participantes estão o acesso a mercados por meio de ações coletivas, como feiras e marcas compartilhadas, redução de custos via compras conjuntas e otimização de processos, inovação e tecnologia, com apoio de universidades, centros de pesquisa e instituições como SESI, SEBRAE e UEPG e fortalecimento da imagem do setor socioambiental local, posicionando Ponta Grossa como referência em práticas ESG (Ambiental, Social e Governança).
CENÁRIO - Ponta Grossa possui um ecossistema socioambiental com pontos fortes significativos, como um polo industrial diversificado, instituições de ensino e pesquisa atuantes, e uma localização estratégica com potencial turístico. No entanto, também enfrenta desafios, como a necessidade de maior integração entre empresas, governo e universidades, além da falta de políticas públicas específicas e de divulgação das tecnologias locais.
Caroline Schoenberger, secretária e integrante do grupo de trabalho do APL, destaca a importância da iniciativa: "O APL surgiu da necessidade de fortalecer o setor de consultoria ambiental e social, para que possamos ser referência na região e criar um diálogo mais efetivo com o poder público. Queremos que a cidade tenha capacidade para oferecer esses serviços sem depender de consultorias de outros centros. Ponta Grossa tem profissionais qualificados e um mercado cheio de oportunidades, e o APL será um ponto de apoio essencial para grandes empresas."
O APL Sócio Ambiental já definiu um plano de ação que inclui visibilidade e engajamento, com apresentações a entidades, Prefeitura e Câmara, estrutura organizacional, incluindo a criação de regimento, estatuto e indicadores de desempenho e ações mercadológicas, como workshops, palestras e eventos para sensibilizar a comunidade e promover a cultura estratégica do APL.
Com informações da Assessoria de imprensa