Justiça condena vereador Florenal por divulgar fake news de Gleisi Hoffmann | aRede
PUBLICIDADE

Justiça condena vereador Florenal por divulgar fake news de Gleisi Hoffmann

Compensação de R$ 5 mil também foi atribuída ao parlamentar de Ponta Grossa

Vereador Florenal e ministra Gleisi Hoffmann
Vereador Florenal e ministra Gleisi Hoffmann -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ/DF) condenou o vereador de Ponta Grossa, João Florenal da Silva (Podemos), por divulgar fake news da ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. A situação aconteceu durante uma sessão da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG). A condenação foi publicada nesta quarta-feira (17).

Segundo a decisão do juiz de Direito, Hilmar Castelo Branco Raposo Filho, a prerrogativa de Florenal, de imunidade parlamentar, “não é absoluta”. Para ele, “não se pode confundir a fala com simples crítica à atuação de Gleisi, na medida em que foi expressa quanto à informação de que esta teria sido condenada a devolver valores à Petrobras, dado objetivo e falso”, argumenta.

Além disso, o juiz explica que “a referência errada ao resultado de ação penal na qual Gleisi não foi alvo de qualquer condenação, além de descontextualizada, propalou informação que não corresponde à verdade dos fatos mediante conduta culposa”. Diante disso, Florenal foi condenado a esclarecer a “inverdade das informações que divulgou”, bem como pagar compensação de R$ 5 mil à Gleisi.

O Portal aRede procurou o vereador de Ponta Grossa para comentar a condenação, porém, o mesmo preferiu não se manifestar. O esclarecimento da propagação de fake news deverá ser comunicado durante sessão do Poder Legislativo da cidade, “no prazo de duas sessões a contar do trânsito em julgado” do processo.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right