PG inaugura Centro de Inteligência e aprimora tecnologia na segurança pública
Evento aconteceu no edifício Guaíra e foi reservado para autoridades e para a imprensa
Publicado: 29/09/2025, 14:00

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), inaugurou na manhã desta segunda-feira (29), o Centro de Inteligência e Operações de Segurança.
Com a participação da prefeita Elizabeth Schmidt (União), autoridades locais e a imprensa, a prefeitura apresentou a nova estrutura tecnológica de monitoramento que será utilizada pelas forças de segurança municipal e que irá promover segurança e qualidade de vida à população de Ponta Grossa.
Em entrevista ao Portal aRede, a prefeita Elizabeth destacou a importância desse tipo de investimento. “Já temos o centro acontecendo, só que agora ele está muito mais renovado, muito mais potente, com visual novo, com softwares especializados, onde vamos ter o acesso e o controle de tudo o que acontece na nossa cidade e, consequentemente, o melhor atendimento para a nossa população na hora certa, no momento certo. Então, acredito que o investimento de milhões de reais que foram realizados aqui vai valer a pena porque é em prol da nossa população, em prol da segurança das pessoas”.
Indagada sobre os órgãos que serão beneficiados através do Centro de Inteligência, a prefeita disse: “Como temos um GGIM, que é o Grupo de Gestão Integrada das Forças de Segurança Municipal, estamos trabalhando sempre, realizando ações que são conjuntas. Então, essa ferramenta aqui vai estar à disposição de todas as forças de segurança [...] é muito importante que a gente, enquanto cidade inteligente, porque isso é inteligência pura, nós precisamos compartilhar tudo aquilo que a gente possui de bom, para ser tratado como benefício para a população”, disse.
Futuramente, o Centro de Inteligência atuará também com a vistoria de obras. “Logo, recentemente aí, também vai ser possível vistoriar obras e ter fotografias em tempo real das obras, vídeos das obras, como é que as obras estão acontecendo. Acho que vai ser muito interessante”, comentou Elizabeth.
O secretário de Cidadania e Segurança Pública de Ponta Grossa, Guilherme Rangel, falou sobre os impactos que a muralha digital causará ao município. “Olha, acho que são imensuráveis. O uso da tecnologia na área de segurança pública e segurança privada, ela tem como grande objetivo a otimização dos recursos [...] a questão também dos radares, lendo as placas e as características de todos os veículos, a questão da defesa civil com estações meteorológicas, a gente tem seis radares espalhados pela cidade e serão mais nove nos próximos meses. A gente atua nessa amplitude, né? Em vários setores, segurança pública, segurança aviária, defesa civil”.
“Eu sou um entusiasta de tecnologia, eu tive esse contato com esse conceito de muralha digital num curso que eu fiz na FBI, há quase dez anos atrás. Então, há quase dez anos atrás, algumas cidades americanas já usavam isso aqui. Eu fui para Israel aprimorar também esse ensinamento, esse conhecimento [...] isso vai dar uma segurança efetiva à nossa população, dar uma estrutura adequada para a Guarda Municipal, para os agentes de trânsito também, completou o secretário.
Confira a coletiva de imprensa e as entrevistas na íntegra: