Unicesumar promove a 1ª Jornada de Análise do Comportamento em PG
Evento acontece de 6 a 8 de outubro e contará com palestras, mesas-redondas, estudos de caso e debates
Publicado: 03/10/2025, 07:18

Nos dias 6, 7 e 8 de outubro, a Universidade Unicesumar – Campus Ponta Grossa sediará a 1ª Jornada de Análise do Comportamento (JAC), um evento aberto à comunidade acadêmica e ao público.
A Análise do Comportamento é uma área da Psicologia reconhecida internacionalmente pelo seu rigor científico e pelas contribuições práticas em diversos contextos, como saúde, educação e clínica. A Jornada visa aproximar esse conhecimento da comunidade, promovendo diálogos sobre temas atuais e relevantes.
PROGRAMAÇÃO - O evento contará com palestras, mesas-redondas, estudos de caso e debates conduzidos por especialistas da área e alunos do curso de Psicologia da instituição. Entre os principais temas estão violência infantil, psicologia clínica, terapia de casal e o uso de tecnologias no ensino e na prática psicológica.
PALESTRANTES - M.a. Luana Cavicion Gomes – Manejo clínico: uma correlação entre infância e vida adulta
Dr. Carlos Aznar Blefari – Violência Infantil
Esp. Marcela Schimaneski Lunardon – Violência Infantil
Esp. Lara de Lima – Abordagem Comportamental Contextual da Terapia Integrativa de Casal– IBTC
Me. Pedro Henrique Galeto – Mesa-redonda (Cine-debate sobre o filme “The Joker”)
Esp. Osni Junior dos Santos – Desenvolvimento de um simulador de laboratório operante via Godot Engine
Estudos de Caso – Alunos do 5º ano de Psicologia
Desmistificando Emoções: A Raiva sob a Perspectiva da Análise Comportamental – Fernanda Pavlak
Análise do Comportamento e Flexibilidade Psicológica em Foco: um estudo de caso sob a perspectiva da ACT – Tiago Barbosa
Do jogo à vida real: análise de repertórios comportamentais através do RPG – Mabel Gewehr Guimarães
ENCERRAMENTO - Na quarta-feira (8), a programação será on-line, com a apresentação de resumos expandidos produzidos pelos participantes, ampliando o espaço para a troca de conhecimento e experiências acadêmicas.
INSCRIÇÕES - As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo link - AQUI - sendo o investimento de R$ 50.
Das assessorias