Alunos de Castro investigam as ‘fakes news’
Com dinâmica do ‘Fato ou Fake’, quarto ano A da Escola Professora Marilda da Fonseca Fadel pôde analisar de forma efusiva questões voltadas às notícias e informações falsas propagadas atualmente
Publicado: 01/08/2025, 06:40

O quarto ano A da Escola Municipal Professora Marilda da Fonseca Fadel, em Castro, da professora Isabella Canha Lima, desenvolveu um trabalho nessa quinta-feira (31 de julho), sobre um tema importante e atual: as fake News. A docente elenca os principais tópicos da proposta.
“A atividade começou com uma leitura e uma troca de ideias entre os alunos e a professora sobre a importância de estar atento às informações que recebemos diariamente. Durante a conversa, as crianças aprenderam dicas valiosas para identificar notícias falsas que circulam com frequência no nosso dia a dia”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Para fixar o conteúdo de forma leve e divertida, destaca Isabella, a turma participou de uma brincadeira chamada ‘Fato ou Fake’. Na atividade lúdica, os alunos investigaram diversas afirmações de conhecimentos gerais e, com curiosidade e atenção, descobriram quais eram verdadeiras e quais falsas.
“Este assunto é muito importante a ser debatido, pois nesta fase as crianças estão desenvolvendo seu senso crítico e precisam saber que nem tudo que vemos é real, principalmente hoje com a tecnologia. E, com o aumento do uso da inteligência artificial, é preciso estar atento e buscar sempre novas formas de identificar a veracidade de diferentes notícias”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola Professora Marilda da Fonseca Fadel clicando aqui.