Teatro, projeto e videoaula trabalham as emoções em Imbituva
Série de atividades, como uso da aula do Vamos Ler e Unimed Ponta Grossa sobre amor-próprio, fez com que quarto ano B da Escola do Campo Professora Dolores Mendes Galvão produzisse peça teatral e conscientização no Setembro Amarelo
Publicado: 01/10/2025, 06:00

O quarto ano B da Escola Municipal do Campo Professora Dolores Mendes Galvão, em Imbituva, da professora Eliete Camargo Heirich, desenvolveu uma atividade que envolveu emoções, sentimentos, teatro e a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital e Unimed Ponta Grossa sobre o amor-próprio.
“Os alunos realizaram estudos, pesquisas sobre texto teatral e participaram de uma dinâmica sobre emoções e sentimentos com a enfermeira da Unidade de Saúde. O objetivo do projeto é ampliar o conhecimento dos alunos sobre emoções e sentimentos, desenvolver o gênero textual dramático (ou teatral), conscientizar os alunos com o tema Setembro Amarelo de forma lúdica, usar a prática de oralidade, desenvolver a escrita de diferentes gêneros textuais juntamente com um projeto da unidade de saúde chamado ‘Saúde Nas Escolas’”, relata a educadora.
A docente explica que o tema trouxe diferentes formas de trabalho e possibilidades, onde os alunos puderam desenvolver a criação de um roteiro teatral, criando uma peça para apresentar para s demais turmas sobre sentimentos de tristeza e angústia, um dos sintomas da depressão infantil. A história, pontua Eliete, traz uma menina que deixou de brincar e ir à escola, pois se sentia inferior ou mal compreendida pelas outras pessoas.
GALERIA DE FOTOS
“Na peça, Lilo que representa sua autoestima, pede para que ela ouça o ‘Eco do seu coração’. O projeto foi desenvolvido após o vídeo disponibilizado pela aRede, Vamos Ler, em parceria com a Unimed, sobre a importância do amor-próprio. E, uma das sugestões, era escrever uma qualidade sobre si mesmo em um cartaz”, complementa a professora.
Para fechar, a educadora cita que a partir da construção do cartaz, despertou o desejo na turma de escrever um drama (teatro), finalizando a apresentação dessa encenação com uma canção sobre buscar seu brilho próprio. “Também, participaram de uma dinâmica com a enfermeira e uma agente de saúde sobre sentimentos, onde puderam expressar seus sentimentos e medos”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Professora Dolores Mendes Galvão clicando aqui.