Alunos de Telêmaco Borba estudam sobre o gênero reportagem | aRede
PUBLICIDADE

Alunos de Telêmaco Borba estudam sobre o gênero reportagem

Trabalho desenvolvido ao longo de um trimestre culmina em entrevista com moradora antiga e apresentação de telejornal para o prefeito

Os alunos escreveram uma carta convidando-o para participar de um chá com a apresentação do telejornal
Os alunos escreveram uma carta convidando-o para participar de um chá com a apresentação do telejornal -

Publicado por Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Alunos do 5º ano da Escola Municipal do Campo Santos Dumont de Telêmaco Borba tiveram a oportunidade de estudar o gênero textual da reportagem ao longo de um trimestre letivo. O trabalho, coordenado pelas professoras Claudia Kataline e Adriane Lima, proporcionou aos estudantes uma experiência enriquecedora, incluindo uma entrevista com uma das moradoras mais antigas do bairro, Maria Sinhara Feitosa.

Durante a entrevista, a moradora relatou oralmente e por meio de fotos, um pouco da história da escola. Esse momento foi fundamental para que os alunos se reconhecessem como parte do processo de construção da reportagem e da notícia, que acabou se transformando em um telejornal.

Um dos momentos importantes observados foi a produção coletiva, pelos alunos, do texto para o telejornal, que posteriormente foi apresentado. Como bons jornalistas, eles puderam contar parte da história da escola e, ainda, acrescentar uma reivindicação para o futuro: a construção de uma pequena praça para embelezar a entrada da unidade de ensino.

No conteúdo de História do 5º ano, os alunos puderam compreender todo o processo que envolve a criação de uma escola, uma praça, o papel de prefeito, vereadores e da comunidade na construção e melhoria do município. O processo abordou ainda as questões de orçamento e as leis que permitem ou não determinadas ações do poder público.

Após a realização das atividades, o grupo manifestou o desejo de conhecer o prefeito, Dr. Marcio Matos, e apresentar as atividades e a vivência de sala de aula para uma autoridade. Os alunos escreveram uma carta convidando-o para participar de um chá com a apresentação do telejornal elaborado durante o trimestre. Na oportunidade, eles também fizeram a leitura e declamação de duas poesias, em homenagem à presença ilustre na escola.

Com informações de assessoria.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE