Jovens de Tibagi devem regularizar sua situação até junho para o alistamento militar 2026
Alistamento é obrigatório para homens que completam 18 anos em 2026 e voluntário para mulheres; prazo vai até 30 de junho

A Junta de Serviço Militar de Tibagi informa que já está aberto o período de alistamento militar referente ao ano de 2026. O alistamento é obrigatório para jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2026 e deve ser realizado até o dia 30 de junho.
Pelo segundo ano consecutivo, o alistamento também está aberto às mulheres, de forma voluntária, para aquelas que completam 18 anos em 2026.
A inscrição pode ser feita pela internet, por meio do site oficial do Exército Brasileiro, no endereço https://alistamento.eb.mil.br/alistamento, inclusive para brasileiros residentes no exterior.
Em Tibagi, o alistamento também pode ser realizado de forma presencial, a partir de 2 de janeiro, na Junta de Serviço Militar, localizada na Rua Machadinho, nº 323, ou pelo telefone (42) 98834-1203.
Para realizar a inscrição, é necessário apresentar os seguintes documentos:
RG;
CPF;
Comprovante de endereço.
Após o alistamento, os inscritos e as inscritas passam pelas etapas de seleção geral, designação, seleção complementar e, posteriormente, incorporação ou matrícula. Os jovens que realizarem o alistamento em 2026 poderão ser incorporados no início de 2027, com período de atividades de um ano, podendo haver prorrogação anual por até oito anos, conforme interesse do militar, disponibilidade de vagas e aprovação das Forças Armadas.
A Junta de Serviço Militar alerta que o cidadão que não estiver em dia com o alistamento estará sujeito ao pagamento de multa e ficará impedido de realizar diversos atos da vida civil, conforme prevê o Decreto nº 57.654/1966.
Entre as principais restrições estão:
registro de vínculo empregatício;
matrícula em instituições de ensino;
obtenção de carteira profissional e registro de diploma;
emissão de documentos oficiais, como passaporte;
participação em concursos públicos;
ingresso e exercício de cargo ou função pública;
assinatura de contratos com órgãos públicos.
A regularização da situação militar é fundamental para garantir o acesso a direitos e oportunidades, tanto no mercado de trabalho quanto na vida acadêmica e profissional.
Com informações da Assessoria de Imprensa




















