Estado fomenta desenvolvimento econômico dos Campos Gerais
Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e lideranças empresariais dos Campos Gerais estiveram reunidos para o evento ‘Acelera Paraná’, em Castro

Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e lideranças empresariais dos Campos Gerais estiveram reunidos, nesta quarta-feira (04), para o evento ‘Acelera Paraná’, promovido pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, em parceria com a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), a Prefeitura Municipal de Castro e Invest Paraná.
A solenidade, realizada no Memorial da Imigração Holandesa (Moinho), teve como objetivo aproximar gestores públicos e o setor produtivo, apresentando programas estaduais voltados ao desenvolvimento econômico, além de fortalecer políticas públicas regionais e estimular o alinhamento estratégico entre os municípios dos Campos Gerais.
GALERIA DE FOTOS
Entre os palestrantes participaram: o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Marco Brasil, além de representantes do setor produtivo e de instituições de fomento, como Eduardo Beckin, Christiane Yared, Márcio Pauliki, do Grupo MM, e técnicos da Fomento Paraná e do Sebrae.
"A Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços avança de cidade em cidade, aproximando o Governo do Estado dos municípios e do setor produtivo. O programa envolve o diálogo direto com empresários, lideranças locais e gestores públicos para atrair investimentos, fortalecer a economia regional, gerar emprego e criar novas oportunidades para quem produz no Paraná.", diz o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Marco Brasil.
O Acelera Paraná é voltado especialmente a prefeitos, secretários municipais das áreas de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, além de empresários locais, e busca ampliar o acesso às ferramentas e instrumentos disponibilizados pelo Estado para fomentar a economia regional. A iniciativa também busca reduzir desigualdades regionais e criar um ambiente favorável à atração de novos negócios, geração de emprego e aumento da renda.
GALERIA DE FOTOS
Em entrevista concedida ao Portal aRede, Marco Brasil ressalta o trabalho realizado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. "Tudo que acontece no Paraná é um encontro de muitas mãos, são muitas pessoas ajudando de alguma forma. O governador deixou bem claro que todos são importantes. Então o Acelera Paraná é mais um programa para conectar o empresário, cidades e o poder público. Através dessas reuniões, sabemos que iremos acelerar os projetos", comenta.
Ainda, o secretário de Estado destaca Castro como um exemplo para o desenvolvimento econômico. "Aqui é um exemplo positivo, com a força das empresas como a Castrolanda, o turismo, a força do agro. Tendo indústrias iremos gerar mais recursos, mais empregos e renda para a população, para melhorar a qualidade de vida das pessoas", destaca.
Por fim, o secretário conta que ao menos 300 novas indústrias tem o interesse de se instalar no Paraná. "Tive uma reunião com o cônsul-geral da China, onde nos foi passado que mais de 300 empresas projetam vir para o Paraná, aproveitando o bom momento do estado", afirma.
.
REINALDO CARDOSO DESTACA REGIÃO COMO POLO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL
Para o prefeito Reinaldo Cardoso, o encontro foi fundamental para consolidar o trabalho dos municípios da região em prol do desenvolvimento. "Trabalhamos para trazer industrialização e desenvolvimento, para que a região se torne um polo econômico e social. Podemos ser uma região muito forte no Paraná", destaca.
Especificamente sobre Castro, Reinaldo reforça que o desenvolvimento está sendo feito em quatro pilares: educação, turismo, segurança e a industrialização. "Atualmente, existe um conceito para empresas investirem em Castro. Agora, através do trabalho da Invest Paraná, poderemos trazer mais empresas e transformar a região com uma industrialização muito grande", completa.
.
RESUMO
Conexão entre Estado e setor produtivo: O evento "Acelera Paraná", realizado no Memorial da Imigração Holandesa, reuniu lideranças dos Campos Gerais para apresentar ferramentas de fomento e alinhar estratégias para atrair investimentos e reduzir desigualdades regionais.
Potencial de expansão industrial: O secretário Marco Brasil revelou que o Paraná está no radar de mais de 300 empresas chinesas interessadas em se instalar no estado, destacando Castro como um exemplo de sucesso pela força do agronegócio, turismo e cooperativismo.
Foco no desenvolvimento regional: O prefeito Reinaldo Cardoso reforçou o objetivo de transformar os Campos Gerais em um polo econômico e social, baseando o crescimento de Castro em quatro pilares fundamentais: educação, turismo, segurança e industrialização.





























