PG precisa decolar: EVTEA é a oportunidade aproveitada ou perdida
Conselheiro, que é empresário, explica os benefícios de um aeroporto para o setor do Agronegócio
Publicado: 07/09/2025, 12:25

O conselheiro da área da Agricultura do Grupo aRede, Bruno Costa, reforça a necessidade de Ponta Grossa ter um aeroporto funcionando com voos regulares - leia aqui o estudo que será realizado. Além disso, ele lembra que as autoridades precisam tirar os projetos do papel, e não ficarem fazendo somente promessas.
Confira abaixo a opinião na íntegra de Bruno, que é ex-secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Ponta Grossa, empresário do setor de biocombustíveis e profissional com ampla experiência em políticas públicas voltadas à Agricultura:
"O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) será o responsável por definir os próximos passos do Aeroporto de Ponta Grossa.
Este possível estudo técnico poderá avaliar diferentes cenários como a ampliação da pista atual, a mudança do seu traçado ou até mesmo propor a construção do aeroporto em um novo local, caso isso se mostre mais viável.
Em seguida, as opções serão estudadas, passarão por audiência pública com participação da sociedade e, depois, a escolha final é feita com base em critérios técnicos.
Responsabilidade Técnica e Fiscalização
É imprescindível que, após a definição do EVTEA, tanto o poder público quanto a sociedade civil organizada, exijam entregas técnicas concretas da empresa responsável.
Um acompanhamento dia a dia do desenvolvimento do projeto é essencial para garantir que o estudo não fique só na teoria, mas que represente de fato os interesses da nossa cidade.
O Risco da 'Sedução' sem Entrega
Ponta Grossa tem mostrado capacidade em seduzir grandes empresas para que venham se instalar em nossa cidade. Mas, sem a infraestrutura adequada de voos regulares e conexões aéreas, essa sedução perde força.
Um aeroporto moderno em nossa cidade é um ativo estratégico para atrair negócios e consolidar a vinda de grandes empresas. Para isso, a atuação conjunta entre prefeitura, estado e sociedade civil será fundamental para fortalecer o EVTEA e aumentar as chances de êxito.
Benefícios para o Agronegócio Local e Regional
- Conectividade nacional e internacional:
Facilita acesso direto a grandes centros (São Paulo, Brasília, Porto Alegre, etc.) e até rotas internacionais, sem depender de Curitiba, reduzindo custos e tempo no transporte aéreo de passageiros, executivos e técnicos.
- Atração de investimentos:
Empresas de diferentes setores (indústria, comércio, agronegócio e tecnologia) teriam mais agilidade em suas negociações com a vinda de investidores, compradores e visitantes.
- Feiras e eventos agrícolas:
Ponta Grossa teria a oportunidade de sediar encontros e negócios do setor agropecuário com muito mais facilidade, fortalecendo as feiras agropecuárias da região, a exemplo da Agroleite, ExpoFrísia, Expoleite entre outras.
O novo aeroporto traria um incentivo à mais para a realização das feiras agropecuárias em Ponta Grossa, que infelizmente vêm sendo descontinuadas a cada ano.
Entretanto, O EVTEA é o primeiro passo para o nosso aeroporto, mas a cidade precisa acompanhar, cobrar e garantir que essa oportunidade não fique apenas no papel.
Ponta Grossa tem tudo para decolar - agora é hora de fazer acontecer".
CONSELHO DA COMUNIDADE - Composto por lideranças representativas da sociedade, não ocupantes de cargo eletivo, totalizando 14 membros, a iniciativa tem o objetivo de debater, discutir e opinar sobre pautas e temas de relevância local e regional, que impactam na vida dos cidadãos, levantados semanalmente pelo Portal aRede e pelo Jornal da Manhã, com a divulgação em formato de vídeo e/ou artigo.
Conheça mais detalhes dos membros do Conselho da Comunidade acessando aqui.