Porto Seco pode consolidar PG no comércio internacional
Conselheiro, empresário do setor de biocombustíveis, acredita que a cidade tem a demanda necessária para receber o investimento
Publicado: 21/09/2025, 13:22

O conselheiro da área da Agricultura do Grupo aRede, Bruno Costa, avalia que a construção de um Porto Seco, em Ponta Grossa, consolidará o município no comércio internacional - leia a reportagem clicando aqui. Para ele, a cidade tem demanda necessária para receber esse empreendimento.
Confira abaixo a opinião na íntegra de Bruno, que é ex-secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Ponta Grossa, empresário do setor de biocombustíveis e profissional com ampla experiência em políticas públicas voltadas à Agricultura:
"Há mais de 20 anos, Ponta Grossa discute a instalação de um Porto Seco, também conhecido como Estação Aduaneira do Interior (EADI). O projeto travou por burocracia, falta de investidores e editais desertos. Mas, na realidade, nenhum projeto prospera sem o motor principal da economia: alta demanda.
Hoje, essa demanda existe. Empresas globais do setor industrial, logístico e do agronegócio se consolidaram na cidade e região, e o volume de exportações cresceu significativamente. Segundo a lei da oferta e da demanda, quando a demanda aumenta e a oferta de serviços logísticos e aduaneiros é insuficiente, cresce o valor estratégico de um Porto Seco - e sua viabilidade econômica torna-se clara.
Está na hora de agir
Para garantir que esse projeto saia do papel, é necessário acelerar o processo, alinhar definitivamente com a Receita Federal as questões técnicas e atrair operadores dispostos a investir.
Temos localização privilegiada, demanda crescente e lideranças unidas em torno de um estudo técnico atualizado e robusto.
Ponta Grossa tem a vocação para se tornar o elo estratégico que faltava, transformando-se em hub logístico e aduaneiro do Paraná, conectando o campo e a indústria aos mercados internacionais".
CONSELHO DA COMUNIDADE - Composto por lideranças representativas da sociedade, não ocupantes de cargo eletivo, totalizando 14 membros, a iniciativa tem o objetivo de debater, discutir e opinar sobre pautas e temas de relevância local e regional, que impactam na vida dos cidadãos, levantados semanalmente pelo Portal aRede e pelo Jornal da Manhã, com a divulgação em formato de vídeo e/ou artigo.
Conheça mais detalhes dos membros do Conselho da Comunidade acessando aqui.