Tem coragem? Conheça a maior tirolesa do Paraná; atração tem 1 km de extensão | aRede
PUBLICIDADE

Tem coragem? Conheça a maior tirolesa do Paraná; atração tem 1 km de extensão

Tirolesa é o equivalente a sobrevoar a distância de 10 campos de futebol, sendo o ponto mais alto com 128 metros de altura

São duas modalidades para aproveitar a tirolesa
São duas modalidades para aproveitar a tirolesa -

Publicado por Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro, abriga uma das maiores atrações de turismo de aventura do Estado. Recebendo milhares de visitantes todos os anos, a tirolesa da Estância Pedra do Índio é considerada a maior do Paraná em extensão e permite uma vista única da Represa de Chavantes, parte do destino turístico Angra Doce.

O destino Angra Doce é uma parceria entre o Governo do Paraná e o Estado de São Paulo, que compreende municípios das duas margens do reservatório da Usina Hidrelétrica de Chavantes. O local conta com restaurante, trilhas, mergulhos, canoagem, voos de parapente, mirantes e a famosa tirolesa.

GALERIA DE FOTOS

  • Tem coragem? Conheça a maior tirolesa do Paraná; atração tem 1 km de extensão
  • Tem coragem? Conheça a maior tirolesa do Paraná; atração tem 1 km de extensão
 

Ela tem início no Morro da Aldeia e segue até o monumento que dá nome à Estância, cuja descida tem extensão total de 1 km – o equivalente a sobrevoar a distância de 10 campos de futebol. O tempo de experiência é variável, sendo o ponto mais alto com 128 metros de altura.

Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná - órgão de promoção do turismo estadual - afirma que esse e outros atrativos do Norte Pioneiro posicionam o Estado dentro de grandes mercados nacionais pela variedade de segmentos turísticos presentes na região.

  "O turista que gosta de aventura pode visitar a maior tirolesa do Paraná em Ribeirão Claro. Quem prefere roteiros em meio à natureza pode visitar cachoeiras incríveis em Tomazina. Já o turista em busca da fé encontra no Norte Pioneiro uma parte da Rota do Rosário, com igrejas, santuários, templos e museus."

Irapuan Cortes. Diretor-presidente do Viaje Paraná.
 

“Tudo isso mostra que essa região do Paraná, assim como outras, tem potencial para receber turistas que, ao chegarem aqui, procuram por hospedagem, restaurantes e comércio local, movimentando toda a cadeia produtiva do setor”, acrescentou.

A tirolesa opera desde setembro de 2019. Segundo a administração, em meses de baixo movimento a Estância chega a atender mais de 2,3 mil pessoas, enquanto nos meses como dezembro e junho - de maior fluxo - mais de 4,5 mil visitantes marcam presença no local.

“A tirolesa é o nosso carro-chefe. De todos os passeios que a Estância oferece, a tirolesa é a mais procurada devido à sua exclusividade e experiência única. Também trabalhamos com passeios náuticos e trilhas, mas a tirolesa é responsável por, pelo menos, 70% de todos os visitantes que chegam aqui”, diz o coordenador de Turismo de Aventura da Estância Pedra do Índio, João Paulo Molini.

GALERIA DE FOTOS

  • Tem coragem? Conheça a maior tirolesa do Paraná; atração tem 1 km de extensão
  • Tem coragem? Conheça a maior tirolesa do Paraná; atração tem 1 km de extensão
 

Ele reforça que o atrativo tem alguns diferenciais como as modalidades de descida e a vista privilegiada da Represa de Chavantes, além da garantia na segurança. “Nossos equipamentos são certificados e sempre passam por vistorias do órgão competente, perante o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), uma importante forma de mostrar que o nosso atrativo é seguro para todos”, disse.

CRITÉRIOS E MODALIDADES – Para aproveitar o atrativo é necessário seguir alguns critérios, sendo o principal deles a pesagem, que é diferente para cada uma das duas modalidades ofertadas na Estância. Na modalidade principal, é possível fazer descidas individuais, onde o peso mínimo é de 40 quilos e o máximo é de 120 quilos, e em dupla, com peso máximo de 150 quilos (somando as duas pessoas). Nesta modalidade o turista faz o trajeto sentado e fica livre para observar a vista em 360º, o que permite contemplar as áreas da estância.

Já a segunda modalidade é mais voltada aos amantes da adrenalina. Chamada de 'Superman' ou 'Superwoman', o participante faz o percurso da tirolesa fixo na horizontal, como se estivesse deitado. Essa modalidade é famosa por atingir velocidades maiores que o convencional, proporcionando uma sensação similar a um voo livre. São permitidas apenas descidas individuais, com peso máximo de 100 quilos.

Com informações: Agência Estadual de Notícias.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right