Putin se reúne com Kim Jong-un e agradece apoio contra a Ucrânia
Presidentes se reuniram em Pequim após desfile militar que relembrou a vitória da China contra o Japão na Segunda Guerra Mundial
Publicado: 03/09/2025, 15:43

O presidente da Rússia, Vladimir Putin (à direita), reuniu-se com Kim Jong-un na China e agradeceu o apoio da Coreia do Norte na guerra contra a Ucrânia. O encontro entre os líderes aconteceu nesta quarta-feira (3) após o desfile militar chinês que relembrou a vitória contra o Japão na Segunda Guerra Mundial.
“Gostaria de enfatizar que seus soldados lutaram com bravura e heroísmo”, disse o líder russo ao presidente norte-coreano. “Gostaria de agradecer em nome de todo o povo russo por participarem da nossa luta comum contra o nazismo moderno. Por favor, transmita nossas sinceras palavras de gratidão a todo o povo da República Popular Democrática da Coreia”.
Kim Jong-un, por sua vez, prometeu continuar fazendo “tudo o que estiver” ao seu alcance para ajudar a Rússia. Após uma breve aparição para a imprensa, os dois líderes mantiveram conversas privadas por quase duas horas. O conteúdo das discussões ainda não foi divulgado.
Segundo o Kremlin, Putin convidou Kim Jong-un para visitar a Rússia em um futuro próximo, mas sem datas definidas até o momento. Antes da conversa em Pequim, o último encontro entre os dois aconteceu em junho de 2024, quando o líder russo visitou a Coreia do Norte.
Em junho do último ano, Putin e Kim assinaram um tratado de parceria entre Rússia e Coreia do Norte. Entre outros pontos de cooperação, o acordo prevê a ajuda militar mútua, caso um dos dois países sejam atacados por um terceiro.
Meses depois, em outubro, surgiram os primeiros boatos de que tropas norte-americanas foram enviadas para lutar ao lado da Rússia. Os soldados da Coreia do Norte atuaram, principalmente, na região russa de Kursk, que na época enfrentava uma invasão da Ucrânia.
Com informações de: Metrópoles.