Pesquisa mostra liderança de Moro na disputa ao Governo do Paraná
Consulta apresenta nomes de Alexandre Curi, Ênio Verri, Guto Silva, Rafael Greca, Paulo Martins, Requião Filho e Sergio Moro como possíveis postulantes ao Palácio do Iguaçu
Publicado: 05/09/2025, 09:43

Sergio Moro (União), atual senador da República, lidera em todos os cenários do Paraná a corrida pelo Palácio do Iguaçu. É o que mostra a análise eleitoral mais recente da Neokemp Pesquisas, divulgada nessa quinta-feira (4). A amostragem entrevistou 1008 pessoas, entre homens e mulheres a partir dos 16 anos, de 2 a 3 de setembro. A margem de erro é de 3,1%, dentro do índice de confiabilidade de 95%.
A metodologia aplicada para a pesquisa foi a ‘Quantitativa por amostragem’. Para as entrevistas automatizadas, com a população residente no Estado do Paraná, foi utilizado o método ‘Unidade de Resposta Audível (URA)’. O questionário foi estruturado e padronizado com todas as perguntas sendo realizadas da mesma forma, sem viés de questionamentos. Para a disputa do Governo do Paraná, foram apresentados quatro cenários, sendo um com candidatos a governador e vice.
CENÁRIO 1 - Na primeira amostragem, os entrevistados foram questionados com a seguinte pergunta: “Em 2026 os paranaenses vão votar para governo do estado. Se a eleição fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria entre as opções?”. Sergio Moro lidera com 34,6%; seguido do deputado estadual Requião Filho (PDT) com 13,9%; do deputado estadual Alexandre Curi (PSD) com 10,7%; do ex-prefeito de Curitiba e secretário de Estado Rafael Greca (PSD) com 9,2%; do vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins (Novo) com 6,2%; e do Ênio Verri (PT), diretor-geral da Itaipu, com 3,1%. Os que responderam ‘Não Sabe’ são 14% e ‘Branco ou Nulo’ 8,4%.

CENÁRIO 2 - Já na segunda possibilidade, com a mesma pergunta, mas com nomes diferentes, o cenário se repete: Sergio Moro na liderança com 33,8% das intenções de voto; seguido do deputado estadual Requião Filho (PDT) com 14,3%; do ex-prefeito de Curitiba e secretário de Estado Rafael Greca (PSD) com 11,2%; do vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins (Novo) com 8,8%; do secretário de Estado Guto Silva (PSD) com 5,7%; e do Ênio Verri (PT), diretor-geral da Itaipu, com 4,8%. Os entrevistados que optaram pela opção ‘Não Sabe’ foram 11,5% e ‘Branco ou Nulo’ 9,9%.

COMO FICA O 2° TURNO - A pesquisa também apresentou quatro cenários para um possível segundo turno, na disputa pelo cargo de governador. Em todos os cenários, o senador Sergio Moro aparece na liderança.
CENÁRIO 1 - Na primeira amostragem, os entrevistados foram questionados com a seguinte pergunta: "Em um possível segundo turno, se as eleições para governador fossem hoje, em quem você votaria?". Sergio Moro lidera com 46,5%, seguido do deputado estadual Alexandre Curi (PSD) com 22%. Os que responderam ‘Não Sabe’ são 13,5% e ‘Branco ou Nulo’ 18%.

CENÁRIO 2 - Já na segunda possibilidade, com a mesma pergunta, mas com nomes diferentes, o cenário se repete: Sergio Moro na liderança com 46,9%, seguido do ex-prefeito de Curitiba e secretário de Estado Rafael Greca (PSD) com 25,1%. Os que responderam ‘Não Sabe’ são 15,2% e ‘Branco ou Nulo’ 12,8%.

CENÁRIO 3 - A penúltima pesquisa com candidatos únicos, com a mesma pergunta, porém com nomes diferentes, o senador segue na frente em uma possível disputa pelo Palácio do Iguaçu: Sergio Moro lidera com 49,9%, seguido do deputado estadual Requião Filho (PDT) com 23,9%. Os que responderam ‘Não Sabe’ são 15,1% e ‘Branco ou Nulo’ 11,1%.

CENÁRIO 4 - E na última pesquisa com a mesma pergunta, mas com nomes diferentes, Sergio Moro segue na liderança com 50,4%, seguido do secretário de Estado Guto Silva (PSD) com 16,3%. Os que responderam ‘Não Sabe’ são 16,6% e ‘Branco ou Nulo’ 16,6%.

PÚBLICO - Entre o perfil dos 1008 entrevistados, 52,4% são do sexo feminino, enquanto 47,6% do masculino. Em relação à idade dos participantes, 26,4% representam o maior público, de 45 a 59 anos. Além disso, ao avaliar a escolaridade dos entrevistados, a maior taxa (43,0,%) é de pessoas com o Ensino Médio completo. Por fim, a Neokemp Pesquisas demonstra que 76,9% dos participantes estão trabalhando, e 35,6% do público tem renda familiar entre R$ 3 mil a R$ 7,6 mil.
REFERÊNCIA - Com atuação desde 2010, a Neokemp Pesquisas se firmou como destaque nacional no segmento de pesquisas para uso interno. Apenas nos últimos três ciclos eleitorais, a empresa realizou quase mil pesquisas, demonstrando experiência e credibilidade. Em 2024, foram 449 amostragens e mais de 178 mil entrevistas válidas, reforçando o compromisso com dados precisos e relevantes para apoiar decisões estratégicas de seus clientes por todo o Brasil.