Tetra Pak apoia desenvolvimento de 1ª bebida de babaçu em caixinha longa vida
Centro de Inovação ao Cliente (CIC) da multinacional sueca serviu para testes de formulação do novo produto vegetal
Publicado: 21/11/2025, 17:10

A Tetra Pak, líder mundial em soluções para processamento e embalagem de alimentos, tem voltado sua expertise de inovação e sustentabilidade para ajudar a desenvolver e dar escala a produtos inovadores e inéditos no Brasil. É o caso da bebida vegetal de babaçu em embalagem cartonada, cujo pré-lançamento ocorreu na COP30 e provou que, quando uma rede de apoio é alinhada com o mesmo propósito, uma criação que parecia puramente artesanal pode inovar um mercado inteiro.
“A Tetra Pak é para todos, e isso vale para empresas de todos os portes”, resume o diretor de Novos Negócios da Tetra Pak Brasil, Luis Kühl. “Dar escala industrial e capilaridade para projetos sustentáveis, que se alinham à crescente demanda por produtos mais saudáveis, é possível e rentável”, acrescenta ele.
A bebida vegetal de babaçu é resultado da parceria entre a Reflyta, Polvo Lab, do bem e a Tetra Pak. Tudo começou a ser desenhado pelas mãos da empreendedora nascida no Maranhão, numa região Amazônica, Nelinha do Babaçu há mais de cinco anos. A Tetra Pak entrou no projeto apoiando no desenvolvimento da bebida até seu envase pela primeira vez numa caixinha longa vida, que dispensa conservantes e é totalmente reciclável.
A bebida chega ao mercado após passar pelo Centro de Inovação ao Cliente (CIC) da Tetra Pak, onde foi possível realizar testes de formulação para chegar a um produto que mantém as propriedades nutricionais e o gosto original com sabor atrativo aos consumidores. Instalado no Brasil em 2017 após investimento de cerca de R$ 40 milhões, o espaço oferece à indústria de alimentos e bebidas um ambiente de cocriação dedicado à concepção de ideias, design inteligente, branding, desenvolvimento de portfólio, prototipagem, estratégias de venda e consumo.
“Nosso CIC foi feito para isso, para que nossos clientes tenham um lugar de desenvolvimento, testes e até visão de mercado”, diz Kühl, acrescentando que esse suporte, em geral, acontece em cinco etapas: diagnóstico, desenvolvimento, melhorias, entrega e avaliação. Além do apoio para chegar à formulação ideal, a Tetra Pak também atuou para conectar a fabricante da bebida com um co-packer. Nesse modelo de parceria colaborativa entre empresas, um fabricante fornece a receita e os insumos necessários para a produção de alimentos ou bebidas, enquanto toda a infraestrutura fabril é terceirizada para um co-packer. Esse co-packer é uma empresa especializada que detém os recursos e equipamentos para fabricar e envasar produtos de diversas marcas.
“Comecei testando possibilidades com o babaçu no CIC da Tetra Pak e chegamos a esse resultado: uma bebida diferenciada e que traz os benefícios de uma fruta da Amazônia, retirada da floresta em pé”, diz Nelinha do Babaçu.
Típico das regiões Norte e Nordeste, especialmente do Maranhão, o babaçu é reconhecido por sua versatilidade e valor nutricional, apresentando magnésio e compostos fenólicos antioxidantes em sua composição. O projeto da nova bebida envolve 60 mulheres quebradeiras de babaçu no Maranhão, que passaram a contar com renda extra para fornecer a principal matéria-prima.
Para o envase, foi escolhida a embalagem Tetra Brik® Aseptic Square 1000 que como todas as embalagens da Tetra Pak, são recicláveis. Ela também permite maior shelf life, maior variedade de produtos disponíveis, facilidade no transporte por não precisar de refrigeração, maior visibilidade nas prateleiras.
Sobre a Tetra Pak
Estamos aqui para tornar os alimentos seguros e disponíveis. É por isso que fornecemos sistemas avançados de produção de alimentos. Em colaboração com nossos clientes e fornecedores, impulsionados por mais de 24 mil colaboradores dedicados em todo o mundo, todos os dias protegemos os alimentos de forma sustentável para centenas de milhões de pessoas em mais de 160 países. Estamos aqui para cumprir um propósito, nos comprometendo a tornar os alimentos seguros e disponíveis em todos os lugares. E prometemos proteger o que é bom: os alimentos, as pessoas e o planeta.
As informações são da assessoria de imprensa





















