Cidade de Minneapolis entrará com liminar para suspender operação federal | aRede
PUBLICIDADE

Cidade de Minneapolis entrará com liminar para suspender operação federal

Declaração acontece depois que Alex Pretti, morador da cidade de 37 anos, foi baleado e morto por agentes federais durante protestos

Moradores da cidade têm feito protestos quase que diários contra a presença de agentes de imigração
Moradores da cidade têm feito protestos quase que diários contra a presença de agentes de imigração -

Publicado por Iolanda Lima

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A prefeitura de Minneapolis planeja entrar com um pedido de liminar para interromper as operações de imigração federais na cidade, afirmou o prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, em uma coletiva de imprensa neste sábado (24).

A declaração acontece depois que Alex Pretti, morador da cidade de 37 anos, foi baleado e morto por agentes federais durante protestos.

Pretti trabalhava como enfermeiro em um Centro Médico para veteranos de guerra. Segundo o Departamento de Segurança Interna, ele carregava uma arma. A polícia da cidade confirmou que ele tinha permissão de porte de arma, que é exigida no estado de Minnesota.

O prefeito Jacob Frey disse que seguir em frente será impossível sem "assistência tanto de jurisdições de ajuda mútua quanto do pedido ao governador para a Guarda Nacional" após o caso de hoje. "Nossos policiais estão cansados", disse ele em uma entrevista coletiva.

O estado de Minnesota e as Cidades Gêmeas (Minneapolis e St. Paul) entraram com um processo contra o governo Trump no início deste mês, argumentando que a operação de imigração federal sem precedentes no estado é uma "invasão federal", e buscam uma ordem judicial para interromper a repressão.

Cresce a tensão em Minneapolis

O caso ocorre em meio à crise social em Minneapolis depois que a americana Renee Nicole Good, de 37 anos, foi morta a tiros por um agente ICE.

Moradores da cidade têm feito protestos quase que diários contra a presença de agentes de imigração.

O governador de Minnesota, Tim Walz, disse que conversou com a Casa Branca sobre a morte de Alex Pretti neste sábado (24), caso que descreveu como "repugnante", e pediu o fim de uma ação agressiva de fiscalização de imigração.

"Acabei de falar com a Casa Branca após outro tiroteio horrível por agentes federais. Minnesota já teve o suficiente. Isso é repugnante", disse Walz.

Ele continuou: "O presidente [Trump] deve encerrar essa operação. Retire os milhares de oficiais violentos e não treinados de Minnesota. Agora."


Com informações da CNN Brasil 

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right