Tibagi adota a campanha 'Não é Não, no bloco e nas redes' no Carnaval 2026 | aRede
PUBLICIDADE

Tibagi adota a campanha 'Não é Não, no bloco e nas redes' no Carnaval 2026

A campanha também orienta sobre condutas que configuram assédio, como beijos à força, puxões de cabelo e toques sem consentimento, além de situações de constrangimento e abordagens abusivas nas redes sociais

Tibagi reafirma o compromisso com a promoção do respeito, da segurança e da prevenção de violências durante o Carnaval
Tibagi reafirma o compromisso com a promoção do respeito, da segurança e da prevenção de violências durante o Carnaval -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O município de Tibagi aderiu oficialmente à campanha “Não é Não, no bloco e nas redes”, do Governo do Estado do Paraná, voltada à conscientização e ao enfrentamento da importunação sexual durante o período de Carnaval.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e busca sensibilizar a população sobre a importância de reconhecer e respeitar limites, independentemente do espaço em que a interação ocorra, seja nas ruas, em festas ou na tela do celular.

Em 2026, a campanha ganha uma ampliação importante ao incluir, de forma mais direta, as redes sociais e o ambiente digital, reforçando que, sem consentimento, qualquer contato configura violência, tanto nos blocos quanto nas interações virtuais.

Por meio da adesão à campanha, Tibagi passa a integrar a mobilização estadual que retoma a ação de Carnaval com o objetivo de prevenir casos de assédio, conscientizar sobre práticas abusivas e facilitar a denúncia de situações de assédio, importunação sexual e estupro, com foco especial na proteção de mulheres e meninas e no enfrentamento da violência, inclusive no ambiente digital.

A campanha também orienta sobre condutas que configuram assédio, como beijos à força, puxões de cabelo e toques sem consentimento, além de situações de constrangimento e abordagens abusivas nas redes sociais.

Para apoiar a mobilização nos municípios, a Semipi disponibilizou materiais informativos digitais, que podem ser personalizados com a logomarca de cada instituição. Os materiais ficam disponíveis para impressão por prefeituras e entidades de todas as regiões que promovem festas e bloquinhos de Carnaval no mês de março, após inscrição em formulário específico da campanha.

A ação reforça, ainda, os principais canais de denúncia, que devem ser utilizados sempre que houver qualquer situação de violência ou assédio:

190 – Polícia Militar

180 – Central de Atendimento à Mulher

181 – Disque-Denúncia

Denúncia on-line: www.denuncia181.pr.gov.br/validar-momento-crime

Com a adesão à campanha “Não é Não, no bloco e nas redes”, Tibagi reafirma o compromisso com a promoção do respeito, da segurança e da prevenção de violências durante o Carnaval e também no ambiente digital.

RESUMO

Adesão à Campanha Estadual: Tibagi oficializou a participação na ação "Não é Não, no bloco e nas redes", coordenada pelo Governo do Paraná, com foco no combate à importunação sexual e ao assédio durante as festividades.

Foco no Ambiente Digital: Em 2026, a campanha foi ampliada para as redes sociais, reforçando que qualquer interação sem consentimento, seja física (como toques e beijos à força) ou virtual (abordagens abusivas no celular), configura violência.

Canais de Denúncia e Apoio: A iniciativa visa facilitar o acesso a materiais informativos e fortalecer os canais de ajuda, como o 190 (Polícia Militar), o 180 (Central de Atendimento à Mulher) e o 181 (Disque-Denúncia).

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right