Iplan apoia proposta de alteração no traçado do novo Contorno
Em entrevista ao Grupo aRede, Rafael Mansani afirmou que proposta da CDEPG pode ajudar com gargalos estruturais em Ponta Grossa

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG) se reuniu nesta terça-feira, na sede da Acipg, para discutir a proposta apresentada pelo Conselho em relação às obras do novo Contorno de Ponta Grossa.
A reunião contou grande participação de representantes comerciais da cidade, bem como diversos representantes de entidades envolvidas no debate e na apresentação do projeto da CDEPG. Com o intuito de apresentar um projeto considerado mais adequando considerando aspectos urbanos, ambientais e logísticos.
IPLAN AVALIA POSITIVAMENTE
Em entrevista ao Grupo aRede, o Presidente do Instituto De Pesquisa E Planejamento Urbano De Ponta Grossa (Iplan), Rafael Mansani, afirmou que a proposta do CDEPG é bem avaliada internamente. "O que temos convicção é que a proposta da concessionária deixa a cidade com vários gargalos estruturantes. Gargalos de mobilidade urbana, de crescimento da cidade", afirmou.
"Eu acredito que o CDEPG quer, e nós também, enquanto governo municipal, é o diálogo e juntos pensar na proposta que atenda a cidade a longo prazo", disse Mansani.
PARTICIPAÇÃO
Com participação de diversos representantes de entidades empresariais e sociais de Ponta Grossa, a avaliação da coletiva realizada pelo Conselho é considerada positiva, de acordo com Priscila Garbellini, presidente do Conselho. "Trata-se de um tema estratégico, que impacta diretamente o planejamento urbano, o desenvolvimento econômico, a mobilidade, a logística e a ordenação territorial do município", diz.
Priscila ainda ressaltou que a proposta apresentada pelo Conselho evidencia o compromisso do órgão com o desenvolvimento econômico e social de Ponta Grossa. "O elevado nível técnico das apresentações, a clareza das informações e a abertura ao diálogo evidenciaram o compromisso coletivo com soluções equilibradas, sustentáveis e alinhadas ao interesse público. Esse consenso interinstitucional fortalece o processo decisório e amplia a legitimidade das contribuições apresentadas", afirmou.
ENTENDA AS PROPOSTAS
Apresentada no fim de outubro, a CDEPG solicitou uma análise, por parte da CCR PRVias, sobre a proposta do Conselho. Em suas justificativas, a sugestão do novo traçado seria focado em respeitar áreas ambientalmente sensíveis, como algumas zonas de amortecimento dos Parques de Vila Velha e dos Campos Gerais.
Além disso, um dos argumentos apresentados é de que a definição do traçado trará impactos diretos no futuro de Ponta Grossa, e de toda a região dos Campos Gerais. Desta forma, o Conselho defende que a decisão final seja feita com base em critérios técnicos, ambientais e de interesse público local, estabelecendo um diálogo entre a concessionária, o Governo Estadual e a Prefeitura de Ponta Grossa.
A proposta do Governo do Estado também apresentou uma proposta para o traçado do Contorno Rodoviário de Ponta Grossa. Esta proposta integra o conjunto de obras do contrato firmado entre o Governo do Estado e o Grupo CCR após a concessionária vencer o leilão das 'Rodovias Integradas do Paraná, em dezembro de 2024.




















