Veículos suspeitos são perseguidos por drones em Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

Veículos suspeitos são perseguidos por drones em Ponta Grossa

Secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública do município afirma que próximo passo será a instalação de reconhecimento facial nestes equipamentos

Os drones são utilizados por diversas forças de segurança do município
Os drones são utilizados por diversas forças de segurança do município -

Lilian Magalhães

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Já equipados com leitura de placas e habilitação para seguir veículos suspeitos, os drones da Muralha Digital de Ponta Grossa devem integrar a tecnologia de reconhecimento facial em breve. A informação é do secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública, Guilherme Rangel, em entrevista concedida ao Grupo aRede na última quinta-feira (22).

Atualmente, a Smcsp conta com 120 leitores de placas e câmeras com Inteligência Artificial (IA) para a leitura da natureza de carros, motos e caminhões que possuam algum tipo de suspeita ou alerta de furto e roubo. Além disso, drones utilizados pela segurança pública de Ponta Grossa são capazes de fazer análise térmica, possuem visão noturna e podem ser utilizados em dias de chuva. Atualmente, estes equipamentos são utilizados por equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), Superintendência de Trânsito, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

"Eles conseguem identificar uma placa de carro e segui-lo. O próximo passo é colocar o reconhecimento facial nos drones. Queremos ser vanguarda!", declarou Rangel, que exemplifica o futuro do uso dos drones em Ponta Grossa para otimizar as ferramentas de segurança pública para os munícipes ao participarem de aglomerações, como jogos de futebol ou manifestações em espaços públicos.

VÍDEO
aRede.info
Assista à entrevista completa no Portal aRede. | Autor: aRede.info
  

Novas câmeras em Ponta Grossa

As novas câmeras instaladas na cidade fazem parte do programa estadual "Olho Vivo", e contam com reconhecimento de face. Na entrevista, Rangel conta que Ponta Grossa já possui 50 destes aparelhos. O secretário cita casos em que as ferramentas serviram não somente na prevenção e investigação de crimes, mas também de desaparecimentos, a exemplo de duas situações em que uma mulher idosa e uma criança foram resgatadas com a tecnologia de drones.

A modernização dos equipamentos da Muralha Digital, sistema de segurança pública utilizado pela Guarda Civil Municipal (GCM), é a prioridade para a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública de Ponta Grossa (Smcsp).

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right