AMCG divulga nota de pesar e solidariedade a vítimas do tornado em Rio Bonito do Iguaçu
Rio Bonito do Iguaçu foi atingida por um tornado de classificação F3 da escala Fujita, com ventos que podem ter ultrapassado os 250 km/h em alguns pontos da cidade
Publicado: 08/11/2025, 11:12

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) manifestou profundo pesar pelos danos causados pelo tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu na noite de sexta-feira (07), deixando vítimas fatais, feridos e prejuízos materiais.
Confira a nota divulgada:
"Expressamos nossa solidariedade às famílias e a todos que foram afetados. A AMCG se coloca à disposição para colaborar com ações de apoio e com os esforços necessários neste momento. Que a força da união e da solidariedade ajude Rio Bonito do Iguaçu a superar este período difícil."
Tornado destruiu 90% de casas e comércios de Rio Bonito do Iguaçu
RELEMBRE - O governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou (Decreto 11.838/2025) neste sábado (08), estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, após o tornado que atingiu cerca de 90% das residências e prédios comerciais do município, provocando seis mortes até o momento. O governador está na cidade acompanhando o trabalho da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e das equipes estaduais que prestam atendimento à população e fazem o levantamento dos danos à infraestrutura.
O temporal atingiu o município na tarde dessa sexta-feira (07) e deixou pelo menos seis mortos e 437 pessoas feridas.
Rio Bonito do Iguaçu foi atingida por um tornado de classificação F3 da escala Fujita. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) esclareceu que a escala F3 implica ocorrência de ventos que podem ter ultrapassado os 250 km/h em alguns pontos da cidade.
O tornado ocorreu durante o deslocamento de uma frente fria, que passou por todas as regiões paranaenses, com vários núcleos de tempestade. A destruição em Rio Bonito do Iguaçu está associada a um fenômeno chamado de supercélula.
O fenômeno chegou acompanhado de chuva intensa, granizo e ventos fortes, pegando parte da população de surpresa. As vítimas feridas foram levadas para hospitais de Laranjeiras do Sul, município vizinho, e um hospital de campanha foi montado na cidade para atender à grande demanda.





















