Morador registra chegada de tornado que destruiu cidades no Paraná | aRede
PUBLICIDADE

Morador registra chegada de tornado que destruiu cidades no Paraná

De acordo com a Defesa Civil, ao menos seis pessoas morreram e mais de 400 ficaram feridas

VÍDEO
O fenômeno chegou acompanhado de chuva intensa, granizo e ventos fortes, pegando parte da população de surpresa | Autor: Reprodução/Redes Sociais.

João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A passagem de um tornado causou destruição e mortes em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, na tarde dessa sexta-feira (07). De acordo com a Defesa Civil, ao menos seis pessoas morreram e mais de 400 ficaram feridas.

Também houve estragos nas cidades de Turvo e Guarapuava. Um morador registrou, em vídeo, a passagem do tornado, e as imagens rapidamente viralizaram nas redes sociais. O fenômeno chegou acompanhado de chuva intensa, granizo e ventos fortes, pegando parte da população de surpresa.

RELEMBRE - O governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou (Decreto 11.838/2025) neste sábado (08), estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, após o tornado que atingiu cerca de 90% das residências e prédios comerciais do município, provocando seis mortes até o momento. O governador está na cidade acompanhando o trabalho da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e das equipes estaduais que prestam atendimento à população e fazem o levantamento dos danos à infraestrutura.

Rio Bonito do Iguaçu foi atingida por um tornado de classificação F3 da escala Fujita. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) esclareceu que a escala F3 implica ocorrência de ventos que podem ter ultrapassado os 250 km/h em alguns pontos da cidade.

O tornado ocorreu durante o deslocamento de uma frente fria, que passou por todas as regiões paranaenses, com vários núcleos de tempestade. A destruição em Rio Bonito do Iguaçu está associada a um fenômeno chamado de supercélula.

O fenômeno chegou acompanhado de chuva intensa, granizo e ventos fortes, pegando parte da população de surpresa. As vítimas feridas foram levadas para hospitais de Laranjeiras do Sul, município vizinho, e um hospital de campanha foi montado na cidade para atender à grande demanda.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right