Indígenas são presos por decapitar homem no Paraná
Desentendimento entre autores e vítima foi apontado pela Polícia Federal
Publicado: 24/03/2025, 13:40

A Polícia Federal (PF) prendeu na madrugada do último domingo (23), três indígenas apontados como responsáveis pelo assassinato e decapitação de outro indígena, cujo corpo foi encontrado na manhã de sábado (22), pela Força Nacional de Segurança Pública, nas proximidades da Tekoha Jevy e do aeroporto do município de Guaíra.
Após a análise das evidências e circunstâncias do caso, verificou-se que o crime de homicídio foi cometido em razão de desentendimento entre os indígenas presos e a vítima, sem relação com o conflito fundiário entre indígenas e não indígenas, nos municípios de Guaíra e Terra Roxa.
Por isso, o caso foi encaminhado à Justiça Estadual do Paraná, que homologou o flagrante e determinou a prisão preventiva dos autuados. Por fim, o sucesso na rápida identificação da autoria do crime decorreu da parceria da Polícia Federal com equipe de policiais civis da Força Nacional de Segurança Pública.
VÍTIMA - O indígena assassinado seria Marcelo Ortiz e atendia pelo nome de Ku'i. Ele pertencia ao grupo Avá Guarani. Segundo as informações, seu corpo foi jogado na vegetação e sua cabeça pendurada em uma estaca feita de galho de mamona.
Com informações: Assessoria de Imprensa.