Erika Hilton diz ter sido identificada como homem em visto dos EUA | aRede
PUBLICIDADE

Erika Hilton diz ter sido identificada como homem em visto dos EUA

Deputada havia sido convidada para palestrar em Harvard e classificou a situação como "constrangedora"

Erika Hilton é filiada ao PSOL
Erika Hilton é filiada ao PSOL -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) afirma ter tido a identidade de gênero alterada para “masculino” em um visto diplomático concedido pelos Estados Unidos. A parlamentar havia sido convidada para palestrar neste mês em evento realizado na Universidade de Harvard e no Instituto de Tecnologia de Massachusett (MIT, na sigla em inglês).

“É uma situação mais do que constrangedora. É uma situação de violência, de desrespeito, de abuso, inclusive, do poder porque viola um documento brasileiro, que é nosso. É uma expressão escancarada, perversa, cruel, do que é a transfobia de Estado praticada pelo governo americano”, afirmou Erika.

Após o episódio, ela desistiu de embarcar para os Estados Unidos, onde participaria da Brazil Conference 2025. Eleita em 2022, a paulistana de 32 anos é uma das duas primeiras deputadas transexuais a conquistar mandato na Câmara — a outra é Duda Salabert (PDT-MG).

“É absurdo que o ódio que Donald Trump nutre e estimula contra as pessoas trans tenha esbarrado em uma parlamentar brasileira indo fazer uma missão oficial em nome da Câmara dos Deputados”, acrescentou a deputada do PSOL.

Confira a matéria completa em Metrópoles

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right