Caixão do Papa Francisco é fechado, encerrando oficialmente o velório no Vaticano
O corpo do pontífice será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior neste sábado, 26
Publicado: 25/04/2025, 16:49

Após três dias de velório aberto para os fiéis, o caixão do Papa Francisco foi fechado às 15h (horário de Brasília) desta sexta-feira, 25, em rito privado. O sepultamento do pontífice acontecerá na manhã de sábado, 26, na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. O local foi escolhido pelo próprio líder religioso e fica a cerca de 4,4km da Praça de São Pedro.
Durante os três dias de velório, aproximadamente 250 mil pessoas, entre fiéis, membros da igreja e autoridades políticas, passaram pela Basílica de São Pedro. As informações foram divulgadas oficialmente pelo Vaticano.
Um dos presentes foi o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que compareceu para um último adeus ainda nesta sexta. O chefe de Estado foi ao Vaticano com a primeira-dama, Janja da Silva, e uma comitiva que reuniu a ex-presidente Dilma Rousseff, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o assessor especial, Celso Amorim.
Caixão do papa é fechado em rito especial
O rito que dá início ao fechamento do caixão do papa Francisco começou às 20h do horário local -- 15h do horário de Brasília. Diferente do velório, que foi aberto e registrado por câmeras, o momento é mais íntimo e sem transmissão ao vivo, apenas com a presença de membros da Igreja.
Quem presidiu a cerimônia foi o Cardeal Kevin Joseph Farrell, o camerlengo oficial do Vaticano. O arcebispo era considerado o "homem de confiança" do papa e assume as funções no período entre a morte do pontífice e a escolha de um novo papa.
"Cobriremos seu rosto com veneração, na viva esperança de que ele possa contemplar o rosto do Pai, juntamente com a Bem-Aventurada Virgem Maria e todos os Santos", disse Farrell, em latim, segundo o jornal italiano La Stampa.
O rosto do pontífice é, então, aspergido com água benta e coberto com um véu de seda branca. Dentro do caixão, são colocadas uma bolsa com moedas cunhadas durante seu pontificado, além de medalhas de prata e bronze para simbolizar seus anos de serviço.
Com o corpo, é colocado ainda um tubo metálico contendo a Escritura, lavrada pelo cardeal Farrell, na qual é narrada a vida do pontífice.
Na sequência, o caixão de zinco recebe a tampa onde estão a cruz, o brasão do papa e a placa com o seu nome. Nela também estão grafados o tempo de vida e de papado de Jorge Mario Bergoglio.
O caixão de zinco é soldado e, em seguida, recebe os selos do camerlengo, da Prefeitura da Casa Pontifícia, do Ofício das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice e do Capítulo Vaticano. A última etapa é o fechamento do caixão de madeira.
Com informações do Terra