Terminais de ônibus de PG recebem exposição de xilogravuras | aRede
PUBLICIDADE

Terminais de ônibus de PG recebem exposição de xilogravuras

Projeto reúne obras produzidas por artistas e alunos de instituições sociais

A circulação já passou pelos terminais Nova Rússia (03 a 06 de outubro) e Uvaranas (07 a 09 de outubro)
A circulação já passou pelos terminais Nova Rússia (03 a 06 de outubro) e Uvaranas (07 a 09 de outubro) -

Publicado por Iolanda Lima

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Aproveitar a espera pelo ônibus apreciando obras de arte. Esta é a proposta da exposição itinerante do projeto Gravuras Urbanas, que está circulando pelos quatro terminais de ônibus de Ponta Grossa. Os painéis, dispostos nas plataformas de embarque, reúnem 52 xilogravuras criadas por artistas locais e também por adolescentes de instituições sociais. O projeto tem produção da Estratégia Projetos Criativos e Inspire Projetos Criativos, juntamente com os professores Ellen Biora e Fernando Bertani, e conta com o apoio da Copel e Continental, por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice).

A circulação já passou pelos terminais Nova Rússia (03 a 06 de outubro) e Uvaranas (07 a 09 de outubro) e chega nesta sexta-feira, dia 10, ao Terminal Central, seguindo na próxima terça-feira, dia 14, para o Terminal Oficinas. A iniciativa tem como objetivo aproximar a população da produção artística local por meio de intervenções visuais em locais de grande circulação. A mostra tem a parceria do Departamento de Transportes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento de Ponta Grossa. “É muito significativo levar essas produções para os terminais. A xilogravura tem uma força gráfica que dialoga diretamente com o espaço urbano. Exibir esses trabalhos no caminho das pessoas amplia o alcance da arte”, afirma Rafaela Prestes, da Inspire Projetos Criativos.

Para Eduardo Godoy, da Estratégia Projetos Criativos, a iniciativa reforça o compromisso de democratizar o acesso à cultura. “A circulação em locais de grande fluxo aproxima a arte da vida cotidiana. Acreditamos que esse contato desperta novos olhares sobre a cidade e reconhece o valor criativo que nasce dentro da própria comunidade”, comenta.

A seleção de trabalhos apresenta xilogravuras criadas por 19 artistas do ateliê Gravuras Urbanas e 33 adolescentes de quatro instituições socioeducativas de Ponta Grossa (Casa da Criança e do Adolescente Irmãos Cavanis, Casa do Piá, Casa de Semiliberdade e Centro de Convivência Nossa Senhora de Fátima). As obras revelam múltiplas visões da cidade e demonstram a potência da gravura como linguagem de acesso e registro do local.

O projeto Gravuras Urbanas é realizado com incentivo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com apoio da Copel e Continental, além da parceria da Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa. A produção é assinada pelas produtoras Inspire Projetos Criativos e Estratégia Projetos Criativos.

Serviço

Exposição Itinerante Gravuras Urbanas

Terminal Central – 10 a 13 de outubro

Terminal Oficinas – 14 a 17 de outubro

Com informações de assessoria de imprensa 

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right