'MPT na Escola' premia trabalho de estudantes da rede municipal
Tradicional projeto é realizado em parceria entre o Ministério Público do Trabalho e a Secretaria Municipal de Educação
Publicado: 12/12/2024, 16:28
O prêmio MPT na Escola, que leva às escolas atividades de prevenção e combate ao trabalho infantil, premiou nesta semana estudantes que participaram das ações do programa, realizado em parceria entre o Ministério Público do Trabalho e a Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa. Alunos que realizaram trabalhos escolares de destaque receberam certificados e medalhas.
Foram premiados os melhores trabalhos literários artísticos e culturais nas categorias Conto, Poesia e Desenho, realizados a partir das orientações do “Projeto MPT na Escola 2024: A Escola no combate ao trabalho infantil”, disponibilizadas pelo Ministério Público do Trabalho e aplicadas pelas professoras da Rede Municipal de Ensino. As ações foram realizadas por turmas do 4º e do 5º ano, de março a junho, e contemplaram reflexões dos estudantes sobre a temática, que visa conscientizar e prevenir o trabalho infantil.
“Esta é uma atividade que dialoga com o nosso currículo e contribui para o ensino público de qualidade, preservando as oportunidades para os estudantes, para que não deixem a escola ao longo de sua trajetória estudantil e mantenham-se firmes no propósito de ter uma formação completa e com várias oportunidades no futuro”, considera a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves.
A aluna Vitória Stobbe Schasiepen, do 5º ano da Escola Municipal Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães, fez o melhor desenho do programa. Ela ficou entusiasmada com o reconhecimento e alertou que as crianças precisam estudar e não trabalhar para sustentar a casa, mas podem ajudar com as tarefas domésticas. “Se você constatar que se trata de um trabalho infantil, pode ligar para o Conselho Tutelar ou pode falar com sua professora na escola, mas as crianças podem ajudar em casa. A criança tem que ter uma base na escola e não trabalhar, assim terá um futuro onde poderá escolher”, disse a estudante.
Com informações da Assessoria de imprensa.