Morte de jovem de 19 anos causa grande comoção em Ponta Grossa
Brendon Gonçalves de Lima faleceu nessa quarta-feira (30)
Publicado: 31/07/2025, 07:53

O falecimento do jovem Brendon Gonçalves de Lima, de apenas 19 anos, gerou grande comoção em Ponta Grossa. O rapaz faleceu nessa quarta-feira (30), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Uvaranas, durante uma traqueostomia.
Ao Portal aRede, a irmã de Brendon, Rafaela Gonçalves, relatou que os problemas respiratórios do rapaz iniciaram em 9 de março, quando o jovem resolveu ir ao Lago de Olarias jogar futebol. No entanto, no local, ele encontrou um grupo de meninos, que ofereceram uma bebida vermelha para Brendon beber.
Segundo Rafaela, Brendon desmaiou assim que ingeriu o líquido e, em seguida, pessoas que passavam pelo local acionaram a Polícia Militar (PM) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). "Era tarde da noite e ele não voltava para a casa. Até que minha mãe ligou para ele e a polícia atendeu. Levaram ele para o Bom Jesus, onde precisou ficar entubado por uma semana".
No entanto, a irmã comentou que, após receber alta do hospital, a condição de Brendon teve grande piora. "Ele teve a traqueia fechada, precisou fazer raspagem, mas sem sucesso", disse ela. Conforme Rafaela, o rapaz seguiu por cinco meses sofrendo, com dificuldades para respirar e utilizando 'bombinhas'. "Foi uma luta de dedicação nossa, para cuidar dele".
Porém, a mulher contou que nessa terça-feira (29), Brendon estava na cama pronto para dormir, quando pediu socorro para a mãe, alegando que a sua traqueia estava trancada. Dessa forma, a equipe médica do Samu foi acionada e o jovem foi encaminhado para a UPA de Uvaranas.
Na UPA, os médicos deixaram Brendon no oxigênio e iniciaram uma traqueostomia, mas o rapaz sofreu uma parada cardíaca durante o procedimento e, apesar de uma tentativa de reanimação, ele não resistiu, entrando em óbito.
Por fim, a irmã relatou que Brendon tinha um atraso mental de três anos e precisava tomar remédios para concentração. "Ele era muito inocente e agia como uma criança", contou Rafaela.
LUTO - Nas redes sociais, amigos e familiares se despediram do jovem. "Rafa, estou sem acreditar. Que Deus conforte o coração de vocês", comentou Fabiane Ramos. Já Jociane Ribeiro declarou: "É muito triste para uma mãe perder o ficou. Que Deus conforte o teu coração".
SEPULTAMENTO - O corpo de Brendon está sendo velado na Capela da Funerária Princesa e será sepultado no cemitério São Vicente de Paula, às 10h desta quinta-feira (31).