Projeto busca estímulo e fortalecimento da leitura em São João do Triunfo
‘IDEB: Rumo às Conexões de Aprendizagem’ é desenvolvido nos quintos anos da Escola Municipal Professor Sebastião Antunes Ferreira e conta com metodologia diferenciada
Publicado: 31/03/2025, 12:40

As turmas de quintos anos da Escola Municipal Professor Sebastião Antunes Ferreira, em São João do Triunfo, estão participando de um projeto inovador em 2025: o ‘IDEB: Rumo às Conexões de Aprendizagem’. A professora Neusa Borges comenta que o projeto tem como objetivo principal despertar o gosto pela leitura, promovendo a interpretação e a diversidade de gêneros textuais, além de cultivar habilidades de leitura crítica e interpretativa entre os estudantes.
“As atividades são cuidadosamente planejadas e incluem interações em grupo e individuais, além do uso de tecnologias que reforçam o aprendizado e tornam o processo mais dinâmico e envolvente. Os alunos se reúnem uma vez por semana no contraturno escolar, sob a orientação da diretora Marina e da pedagoga Maria Silvana, que lideram o projeto com entusiasmo e dedicação”, aponta a educadora.
O foco, relata a docente, é proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda do que significa a ‘interpretação de texto’, que é o processo de compreensão e percepção dos detalhes explícitos e implícitos de um texto, além do ator de explicar um texto após a sua compreensão.
GALERIA DE FOTOS
“É importante destacar que a compreensão e a interpretação de textos dependem, na maioria, do contexto em que estão inseridos. Os alunos aprendem que existem diferenças significativas entre a interpretação de textos literários e não literários. Enquanto a compreensão é um processo muitas vezes inconsciente, a interpretação é um processo consciente que exige reflexão e análise crítica”, aponta Neusa.
Para complementar, a professora elenca que o ‘IDEB: Rumo às Conexões de Aprendizagem’, busca envolver a comunidade escolar, promovendo eventos que incentivem a leitura em família e a troca de experiência entre alunos, pais e educadores, onde a escola se torna um espaço de aprendizado colaborativo, com todos tendo a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento das habilidades de leitura e interpretação.
“Em suma, este projeto não apenas visa melhorar as habilidades de leitura dos alunos, mas também busca formar cidadãos críticos e conscientes, capazes de interpretar e interagir com o mundo ao seu redor de maneira mais eficaz. Através da leitura, os alunos são convidados a expandir seus horizontes, a questionar e a se engajar ativamente na construção do conhecimento, preparando-se para um futuro mais promissor”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola Professor Sebastião Antunes Ferreira clicando aqui.