IMM e Vamos Ler contribuem com controle emocional em Jaguariaíva
Videoaula que trabalha emoções no aprendizado teve grande utilidade no quinto ano A da Escola Júlio de Mesquita Filho, com reflexão, práticas que elucidaram o entendimento e técnicas de preparação para a prova do SAEB
Publicado: 01/10/2025, 06:41

O quinto ano A da Escola Municipal Júlio de Mesquita Filho, em Jaguariaíva, da professora Patrícia de Moura Jorge, desenvolveu uma atividade sobre o impacto das emoções no aprendizado com a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital e Instituto Mundo Melhor (IMM), sobre a temática. A docente explica que o tema essencial para o desenvolvimento escolar foi marcada pela condução da terapeuta Maria Angélica, que trouxe reflexões sobre memória afetiva, conexões emocionais e como sentimentos podem influenciar diretamente o desempenho dos estudantes.
“Após assistirem ao conteúdo, os alunos participaram de uma roda de conversa, na qual compartilharam suas impressões sobre o vídeo e refletiram sobre como as emoções estão presentes em sua vida escolar. Nesse momento, os alunos destacaram sentimentos comuns diante dos estudos e das avaliações, como a falta de foco, a ansiedade e o nervosismo. Para registrar essa vivência, foi elaborado um painel coletivo, reunindo todas as emoções expressas pelas turmas”, relata a educadora.
Patrícia elenca que a atividade proporcionou um espaço de diálogo e acolhimento, permitindo que cada estudante reconhecesse seus próprios desafios e percebesse que não está sozinho nessa trajetória. Ainda, os educandos produziram textos autorais sobre a importância do cuidado com a saúde emocional, reforçando a necessidade de valorizar o equilíbrio entre corpo e mente para alcançar bons resultados.
GALERIA DE FOTOS
“O debate ganhou ainda mais relevância diante da expectativa dos estudantes em relação à prova do SAEB, que será realizada em 20 de outubro. Muitos relataram apreensão em relação ao exame e dificuldades para manter a concentração durante os estudos. Nesse contexto, os ensinamentos da terapeuta mostraram-se fundamentais: ela compartilhou técnicas de relaxamento e incentivou a prática do autoconhecimento, destacando que identificar e compreender as próprias emoções é um passo essencial para superá-las”, complementa a professora.
Para fechar, a docente pontua que, de acordo com Maria Angélica, ao adotar estratégias simples de respiração, relaxamento e autorreflexão, os estudantes podem enfrentar momentos de maior pressão com mais tranquilidade, confiança e foco.
“A experiência, além de preparar os alunos para um grande desafio acadêmico, também reforçou a importância de inserir o tema das emoções no ambiente escolar. Ao dialogar sobre sentimentos e aprender a lidar com eles, os estudantes constroem bases sólidas para o aprendizado e para a vida em sociedade, unindo conhecimento, autoconfiança e equilíbrio emocional”, conclui Patrícia.
Acesse o blog escolar da Escola Júlio de Mesquita Filho clicando aqui.