Turma de Campo Largo confecciona e distribui jogos sobre a pegada ecológica
Videoaula do Vamos Ler e Telhas Construção Brasil, que aborda conceito ambiental, foi base para série de ações do quarto ano da Escola Policarpo Miranda, como criação de opções divertidas para colegas menores
Publicado: 30/09/2025, 10:39

O quarto ano da Escola Municipal Policarpo Miranda, em Campo Largo, da professora Solange Heyda de Almeida, desenvolveu uma atividade com a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital e Telhas Construção Brasil. A docente explica que a atividade iniciou com a apresentação do conteúdo sobre a ‘Pegada Ecológica’, com discussão da turma sobre ações cotidianas que aumentam ou reduzem esse impacto ambiental.
“(Os objetivos foram) refletir sobre a importância da pegada ecológica e do cuidado com o meio ambiente; promover a criatividade e o trabalho em grupo na construção de jogos educativos; estimular a empatia e a colaboração entre turmas de diferentes anos escolares; incentivar práticas de aprendizagem lúdica e compartilhada”, relata a educadora.
A partir da discussão dos alunos, surgiu a ideia espontânea da própria turma criar jogos educativos que pudessem ensinar outras crianças sobre reciclagem e cuidado ambiental. Divididos em grupos, os alunos confeccionaram diferentes materiais, como três jogos da memória com imagens relacionadas à preservação ambiental; cinco quebra-cabeças numéricos com imagens de cuidados com o meio ambiente; e um ‘Bingo Reciclagem’, trazendo símbolos e palavras ligadas ao tema.
GALERIA DE FOTOS
“Após a produção, os jogos foram organizados em uma sacola educativa, preparada com carinho e assinada pelos alunos, para serem entregue às turmas do primeiro e segundo anos. O momento mais especial foi a entrega: os próprios alunos do quarto ano apresentaram os jogos, explicaram sobre a importância da pegada ecológica e derem exemplos para serem realizados na escola e em casa e interagiram com os colegas mais novos. O envolvimento e a empolgação ficaram evidentes, tanto entre quem produziu quanto entre quem recebeu os jogos”, conta Solange.
A professora complementa ao citar que, no recreio, foi possível ver as turminhas brincando com os materiais, rindo e aprendendo de forma natural, o que demonstrou que a ação transcendeu realmente os limites da sala do quarto ano, espalhando conhecimento, alegria e consciência ambiental por toda a escola.
“A atividade foi muito mais que uma aula: foi uma experiência especial de aprendizagem compartilhada, em que os alunos se sentiram protagonistas e multiplicadores de boas práticas. O resultado foi um gesto de responsabilidade socioambiental aliado à ludicidade, capaz de unir diferentes turmas em torno de um mesmo objetivo: cuidar do planeta e aprender brincando”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola Policarpo Miranda clicando aqui.