62 mil alunos: confira o calendário do ano letivo nas universidades estaduais | aRede
PUBLICIDADE

62 mil alunos: confira o calendário do ano letivo nas universidades estaduais

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que na educação superior o ano letivo deve ter, no mínimo, 200 dias de trabalho acadêmico efetivo

Os calendários completos podem ser consultados nos sites oficiais de cada instituição
Os calendários completos podem ser consultados nos sites oficiais de cada instituição -

Publicado por Lucas Veloso

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Aproximadamente 62 mil estudantes das universidades estaduais do Paraná iniciam as aulas entre fevereiro e março de 2026. As sete instituições de ensino superior ofertam 440 cursos de graduação presenciais em 29 cidades do Estado.

Os calendários acadêmicos são definidos pelas próprias universidades e orientam o período de aulas, atividades de pesquisa, extensão e eventos acadêmicos. Os calendários completos podem ser consultados nos sites oficiais de cada instituição.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que na educação superior o ano letivo deve ter, no mínimo, 200 dias de trabalho acadêmico efetivo. Os calendários das universidades estaduais são aprovados pelos Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão de cada instituição.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) será a primeira a iniciar o ano letivo, com início das aulas em 19 de fevereiro e término do primeiro semestre em 19 de junho. O segundo semestre começa em 20 de julho e vai até 30 de novembro.

Nas Universidades Estaduais de Londrina (UEL), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar), as aulas do primeiro semestre começam em 2 de março.

As aulas da UEL seguem até 10 de julho. As atividades do segundo semestre têm início em 3 de agosto e se estendem até 9 de dezembro. O primeiro semestre da Unicentro encerra em 11 de julho. O segundo semestre começa em 27 de julho e termina em 11 de dezembro.

Para os estudantes da UENP as aulas do primeiro semestre encerram em 4 de julho. O segundo semestre tem início em 23 de julho e vai até 4 de dezembro. Já a Unespar termina o primeiro semestre em 18 de julho. O segundo semestre começa em 3 de agosto e se estende até 15 de dezembro.

Os estudantes matriculados na Universidade Estadual de Maringá (UEM) começam as aulas em 9 de março, com término previsto para 11 de julho. O segundo semestre tem início em 4 de agosto e encerra em 5 de dezembro.

Na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o calendário prevê início do primeiro semestre em 16 de março e término em 18 de julho. As aulas do segundo semestre começam em 3 de agosto e seguem até 8 de dezembro.

REDE ACADÊMICA 

O Sistema de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná é formado por sete universidades estaduais, com campus localizados em todas as regiões do Estado. O Paraná conta com 88.056 alunos matriculados. Desse total, 62.206 estão em cursos de graduação presencial, 4.753 em cursos de graduação na modalidade EaD, 11.568 em programas de mestrado e doutorado, 8.362 em cursos de pós-graduação lato sensu e 1.167 em programas de residência médica e multiprofissional.

LEIA UM RESUMO DA NOTÍCIA:

Início do ano letivo e abrangência: Cerca de 62 mil estudantes das universidades estaduais do Paraná iniciam as aulas entre fevereiro e março de 2026. As sete instituições oferecem 440 cursos presenciais em 29 cidades, com calendários definidos e aprovados por cada universidade, conforme a LDB (mínimo de 200 dias letivos).

Datas por instituição: A Universidade Estadual de Ponta Grossa é a primeira a iniciar (19/02). Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Universidade Estadual do Norte do Paraná e Universidade Estadual do Paraná começam em 02/03. A Universidade Estadual de Maringá inicia em 09/03 e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná em 16/03, com segundos semestres entre julho e agosto.

Dimensão da rede acadêmica: O sistema estadual reúne 88.056 alunos no total, sendo 62.206 na graduação presencial, além de estudantes em EaD, pós-graduação, mestrado/doutorado e programas de residência, distribuídos em campi por todas as regiões do Estado.

Com informações de: Agência Estadual de Notícias.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right