Teka será representante da causa animal na Câmara de PG
Candidata do União Brasil foi eleita com 1.991 votos nas urnas e irá assumir seu primeiro mandato a partir de janeiro de 2025
Publicado: 14/10/2024, 16:17
Eleita com 1.991 votos no primeiro turno das eleições municipais, em 06 de outubro, Terezinha Grudeski, mais conhecida como Teka dos Animais, irá representar a causa animal na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa a partir de janeiro do ano que vem.
A candidata do União Brasil foi eleita pela primeira vez para exercer o cargo de vereadora. Teka é uma das três novidades do Legislativo ponta-grossense para a gestão 2025 - 2028. Além dela, também foram eleitos Fábio Silva, do Republicanos, e Enfermeira Marisleidy, do Partido da Mulher Brasileira (PMB).
Envolvida na luta pelo direito dos animais desde 2007, Teka agradeceu os votos recebidos nas urnas e promete fazer diferença na causa animal em Ponta Grossa. “Acredito que meu mandato será de muita entrega e trabalho conjunto. Me sinto honrada, orgulhosa e também com uma responsabilidade muito grande”, afirma a vereadora eleita em entrevista concedida ao Portal aRede e ao Jornal da Manhã na tarde de segunda-feira (14).
Teka explicou que seu ingresso na corrida eleitoral pela Câmara de Vereadores teve incentivo do deputado federal e delegado Matheus Laiola (União), referência na luta pela proteção animal. Com base no conhecimento obtido em anos ligado à causa animal, Teka acredita que poderá criar mais políticas públicas voltadas para os bichos, além de ajudar protetores e ONGs.
Uma das principais propostas de Teka é o incentivo à castração, apontada por ela como medida necessária para reduzir a superpopulação de animais, o abandono e os maus-tratos. “Essa é uma das primeiras coisas que a gente tem que fazer e ela tem que ser contínua”, aponta. Para que a ação efetiva, a vereadora eleita recomenda a realização de um censo dos bichos, que oferecerá um panorama da população de animais em Ponta Grossa. Outras propostas apontadas pela defensora no combate aos maus-tratos é a implementação de uma delegacia especializada e a realização de trabalhos educativos nas escolas.
ATENDIMENTO PÚBLICO - Outra pauta que Teka dos Animais pretende trazer para discussão a partir de janeiro de 2025 na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa é a oferta de atendimento público veterinário no município. De acordo com a vereadora eleita, por mais que desejem, nem sempre pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social têm condições financeiras de oferecer atendimento de saúde para seus animais. “Essa é uma luta de muitos anos. Precisamos de um atendimento público veterinário”, afirma Teka.