Tetra Pak trabalha constantemente a inovação em suas fábricas | aRede
PUBLICIDADE

Tetra Pak trabalha constantemente a inovação em suas fábricas

Nascida a partir de uma ideia inovadora, da criação de embalagens longa vida, empresa prioriza a inovação para aprimorar processos e levar praticidade aos consumidores

Fábrica da Tetra Pak, em Ponta Grossa
Fábrica da Tetra Pak, em Ponta Grossa -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ponta Grossa sedia a fábrica do produto inovador que foi considerado a invenção do século na indústria alimentícia: as embalagens longa vida, produzidas pela Tetra Pak. Mais do que todo esse histórico inovador, a Tetra Pak tem grande relevância socioeconômica para Ponta Grossa, estando sempre, no setor industrial, entre as três primeiras no ranking municipal de geração de Valor Agregado (VA) e de geração de ICMS para o Estado do Paraná. Além de fornecer ao Brasil, a unidade exporta para vários países.

  "A Tetra Pak surgiu de uma inovação. Nosso fundador criou uma embalagem com o conceito de proteger o alimento e tornar ele disponível por mais distante que seja. Ele estava na África, vendo a pobreza nos anos 1950, então começou a trabalhar nesse desenvolvimento. Por essa razão, a Tetra Pak tem, no seu DNA, esse espírito inovador."

Salvador Marino. Diretor industrial da Tetra Pak no Brasil.
 

Salvador acrescenta que a fábrica de Ponta Grossa é estratégica devido a sua logística privilegiada, por estar perto de seu maior fornecedor (Klabin), perto do Porto (Paranaguá), e de diversos clientes, de fábricas da região que utilizam seus equipamentos e industrializam os produtos, especialmente do setor lácteo, com as embalagens Tetra Pak. Na cidade, a empresa movimenta cerca de 750 vagas de emprego diretas e indiretas. 

Com a inovação no ‘DNA’ da empresa, o diretor assegura que essa palavra é uma constante na Tetra Pak. “Temos um clube de inovação em Ponta Grossa e um em Monte Mor (SP), e isso vem se multiplicando. Formamos a Liga de Inovação com clubes de inovação que estão surgindo, com o objetivo de entender o que o mercado faz em inovação, fazer benchmark com outras empresas, e buscar uma parceria com universidades”, acrescenta, destacando a aplicação da Inteligência Artificial.

VÍDEO
Grupo aRede.
Confira a entrevista com Salvador Marino | Autor: Grupo aRede.
 

A inovação também é empregada na planta de Ponta Grossa na busca de alcançar a certificação ‘World Class’, conferida pelo Japan Institute of Plant Maintenance (JIPM). Segundo Salvador, no máximo 30 empresas do mundo receberam essa certificação desde a década de 1960. “Por isso, promovemos a inovação, envolvendo as pessoas na busca de melhorias de qualidade, produtividade e segurança do trabalho em todas as frentes, sempre trazendo a inovação para os problemas que as pessoas encontram”.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right