PF faz operação contra grupo que burla biometria da plataforma gov.br
Criminosos entram em contas digitais de brasileiros burlando sistemas de autenticação biométrica
Publicado: 13/05/2025, 08:57

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (13), uma operação contra um grupo especializado em fraudar contas digitais vinculadas à plataforma do governo “gov.br”, com técnicas avançadas de alteração facial para burlar sistemas de autenticação biométrica.
As investigações da Diretoria de Repressão a Crimes Cibernéticos revelaram que os criminosos simulavam rostos de outras pessoas para obter acesso indevido às contas digitais das vítimas, assumindo o controle total dos perfis e, consequentemente, de serviços públicos e informações pessoais sensíveis.
São cumpridos cinco mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão, em nove estados: São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Paraíba, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Tocantins.
Os investigados podem responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático qualificada e associação criminosa.
Com informações da CNN.