Aliel Machado celebra vitória de O Agente Secreto no Globo de Ouro
Deputado destacou a força do cinema brasileiro após premiação internacional do longa e de Wagner Moura
Publicado: 12/01/2026, 10:14

O deputado Aliel Machado (PV) utilizou as redes sociais na manhã desta segunda-feira (12), para celebrar a vitória de O Agente Secreto na 83ª edição do Globo de Ouro.
Na publicação, Aliel exaltou a riqueza da cultura brasileira e do cinema nacional, após O Agente Secreto, ganhar na categoria como Melhor Filme de Língua Não Inglesa e o ator Wagner Moura na categoria de Melhor Ator em Filme de Drama:"Que alegria ver o Brasil brilhar mais uma vez no cinema mundial. Nossa cultura é riquíssima, e as conquistas de Wagner Moura, como Melhor Ator, e do longa O Agente Secreto, como Melhor Filme, coroam o trabalho sério e consistente do cinema nacional", diz a publicação.
"Tive a honra de presidir a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados e pude acompanhar de perto a beleza e a força do trabalho cultural realizado em tantas áreas do nosso país. Nosso esforço sempre foi incentivar e, acima de tudo, valorizar o talento brasileiro [...] também tive a honra de conhecer Wagner Moura e dizer a ele da minha admiração pelo seu trabalho, há quase 10 anos", escreveu o deputado.
A premiação aconteceu neste domingo (11), no hotel The Beverly Hilton, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A produção também se destacou por ser a primeira obra brasileira a alcançar três indicações ao Globo de Ouro. Antes da vitória atual, o Brasil havia conquistado a categoria em 1998, com Central do Brasil, dirigido por Walter Salles.
Em 2025, Ainda Estou Aqui, também de Walter Salles, acabou derrotado pelo francês Emília Perez, de Jacques Audiard, entretanto, a atriz Fernanda Torres se destacou e recebeu o prêmio de Melhor Atriz na categoria Drama.

Na disputa deste ano, O Agente Secreto concorreu com produções da Noruega, França, Coreia do Sul, Tunísia e Espanha. Com a vitória, que antecede o Oscar 2026, o filme amplia sua projeção na temporada internacional de premiações. No início de janeiro, a obra já havia vencido o prêmio de Melhor Filme Internacional no Critics Choice Awards e integra a pré-lista do Oscar, cujos indicados serão anunciados em 22 de janeiro.




















