Saúde dos olhos exige atenção redobrada diante do excesso de telas | aRede
PUBLICIDADE

Saúde dos olhos exige atenção redobrada diante do excesso de telas

Oftalmologista do AmorSaúde orienta sobre os riscos do uso excessivo de telas, destaca o aumento da miopia e reforça cuidados simples

O especialista ressalta que os pais devem controlar o tempo de exposição às telas, de duas a três horas por dia no máximo
O especialista ressalta que os pais devem controlar o tempo de exposição às telas, de duas a três horas por dia no máximo -

Mariele Alexandra Zanin

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O uso excessivo de telas tem impactado diretamente a saúde ocular de crianças e adultos. No Viver Bem, o oftalmologista Dr. Gustavo Henrique Bauermenn Coninck, da Clínica AmorSaúde, alertou para o aumento expressivo de casos de miopia, especialmente entre o público infantil.

Segundo o especialista, atualmente existem três principais problemas refracionais: miopia, astigmatismo e hipermetropia. No entanto, a miopia tem se destacado. “Se a gente fosse elencar hoje desses três grandes grupos, aquele que mais se destaca, com certeza, é a miopia”, afirma.

Ele explica que há, inclusive, o que especialistas chamam de “boom da miopia”, um avanço explosivo da condição, principalmente em crianças que passam muitas horas em frente a celulares, tablets, televisores e computadores. De acordo com o médico, além do tempo excessivo, fatores como proximidade das telas e intensidade da luz também influenciam no desenvolvimento do problema.

O acompanhamento oftalmológico deve começar cedo. “Ele já deve iniciar assim que o bebê nasce, fazendo o teste do olhinho”, orienta. Nos primeiros anos de vida, as consultas precisam ser mais frequentes, mesmo que a criança ainda não consiga relatar sintomas. O especialista ressalta que os pais devem controlar o tempo de exposição às telas. “É a hora que o pai pode controlar o tempo de uso. Duas, três horas por dia no máximo”, recomenda.

Para adultos, a orientação é realizar consulta pelo menos uma vez por ano. Mesmo que não haja troca de óculos, o acompanhamento é essencial para monitorar possíveis alterações no grau.

Como muitas profissões exigem longas horas diante do computador, o médico orienta a adoção de pausas estratégicas ao longo do dia. “Se tenho 10 horas de trabalho diário, eu vou dar intervalo a cada uma hora, uma hora e meia. Olhar para o horizonte, para uma janela, tomar uma água por dois minutos e depois voltar”, explica. Segundo ele, essa prática funciona como um relaxamento da musculatura ocular e ajuda a prevenir dores de cabeça ao final do dia.

Outro ponto de atenção é o uso de óculos prontos e lentes adquiridas sem orientação médica. “O uso incorreto de uma lente de contato pode gerar uma úlcera, uma lesão de superfície. Esse paciente pode acabar numa fila de transplante de córnea”, alerta. Segundo ele, problemas causados por lentes inadequadas podem deixar sequelas permanentes.

O oftalmologista também chama atenção para os casos de olho seco, cada vez mais comuns. O uso de colírios lubrificantes pode ser um grande aliado. “Comunico aos pacientes que é como tomar água. Assim como precisamos nos hidratar todos os dias, os olhos também precisam de lubrificação”, compara.

Além da lubrificação, consultas de rotina são essenciais para prevenir problemas mais graves. “Na oftalmologia, a gente trabalha muito com prevenção. Depois que acontece um descolamento de retina, por exemplo, é muito mais difícil”, ressalta.

O Dr. Gustavo atende às quartas e sextas-feiras na Clínica AmorSaúde, na Rua Coronel Dulcídio, das 8h às 18h. Para saber mais, acesse aqui.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right