Mais de 259 mil eleitores decidem futuro de PG neste domingo
Corrida eleitoral entre Elizabeth Schmidt (União) e Mabel Canto (PSDB) terá o resultado definido neste domingo; nova prefeita terá a missão de administrar orçamento de R$ 1,89 bilhão a partir de 2025
Publicado: 25/10/2024, 17:54
A história da política ponta-grossense viverá um importante marco no próximo domingo (27), quando 259.463 eleitores voltarão às urnas para decidir quem irá comandar Ponta Grossa pelos próximos quatro anos. O segundo turno tem na disputa as candidatas Elizabeth Schmidt (União), atual prefeita, e a deputada estadual Mabel Canto (PSDB).
Em Ponta Grossa, o eleitorado terá a oportunidade de registrar o seu voto das 08h às 17h. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são 772 seções eleitorais distribuídas em 127 locais de votação.
Só no Colégio Estadual João Ricardo Von Borell Du Vernay, considerado o maior colégio eleitoral do município, 5,5 mil ponta-grossenses irão indicar a candidata que desejam que assuma o comando do ‘Palácio da Ronda’. Uma das grandes missões da nova gestão será administrar o orçamento recorde de R$ 1,89 bilhão previsto para o próximo ano.
A maioria dos eleitores de Ponta Grossa é do gênero feminino, tem entre 25 e 29 anos e possui ensino médio completo. Apesar do voto ser facultativo para pessoas com 16 e 17 anos e para maiores de 70, pouco mais de 23,4 mil ponta-grossenses dessas faixas etárias estão aptos para exercer o direito de votar.
ABSTENÇÃO - Mesmo com quase 260 mil ponta-grossenses aptos a votar, 62.213 eleitores deixaram de ir às urnas no primeiro turno. Isso representa 23,98% do universo eleitoral do município. Em comparação com as eleições municipais de 2020, quando a abstenção foi de 23,02%, houve crescimento no número de faltantes
VOTAÇÃO PELO ESTADO - Além de Ponta Grossa, o Paraná ainda terá duas cidades com votação no segundo turno das eleições municipais deste ano. Em Curitiba, 1.423.722 eleitores irão decidir quem irá assumir o comando da Capital a partir de 01º de janeiro de 2025. A disputa acontece entre Cristina Graeml (PMB) e Eduardo Pimentel (PSD).
Em Londrina, na região Norte, a corrida eleitoral tem como candidatos Maria Tereza (PP) e Tiago Amaral (PSD). A expectativa do TSE é que 399.730 londrinenses registrem seu voto nos 156 locais de votação do município. Em todo o Brasil, o 2º turno abrange 51 cidades - dentre elas, 15 capitais.
COMO VOTAR - Para registrar o voto na urna eletrônica, o eleitor precisa apresentar um documento oficial com foto aos mesários, como carteira de identidade, identidade social, passaporte, carteira profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira de habilitação.
Também é possível substituir o documento físico pelo e-Título, desde que o eleitoral esteja com o cadastro biométrico atualizado. O prazo para baixar o aplicativo termina neste sábado (26) - no domingo, data do segundo turno, o download do recurso será suspenso pela Justiça Eleitoral.
Para facilitar o processo, a recomendação é que o cidadão leve um lembrete em um pedaço de papel com o número de seus candidatos. O voto para o cargo de prefeito e vice-prefeito tem dois dígitos.
ÔNIBUS GRATUITO - A Viação Campos Gerais (VCG), concessionária responsável pelo transporte coletivo, irá liberar as catracas para os eleitores que desejarem ir até os locais de votação de ônibus.
As linhas da empresa irão funcionar no horário de domingo - é possível consultar o itinerário no site da VCG. A medida atende a uma resolução do TSE que indica a obrigação do poder público para assegurar a oferta gratuita de transporte coletivo na data da votação.
PREVISÃO DO TEMPO - De acordo com o Simepar, apesar da circulação dos ventos manter uma maior concentração de nuvens, não há previsão de chuva para Ponta Grossa no domingo. Com o céu nublado, as temperaturas não variam tanto ao longo do segundo turno - o dia começa com 15ºC e pode chegar aos 22ºC.